Festival de cinema de Locarno termina com "Verão Danado" português em competição

| País
Porto Canal com Lusa

Locarno, Suíça, 12 ago (Lusa) - O Festival de Cinema de Locarno termina hoje, na Suíça, e tem a longa-metragem portuguesa "Verão Danado", primeira obra de Pedro Cabeleira, na competição para jovens realizadores, entre outros cinco filmes com produção nacional.

Estreado em Locarno na secção "Cineastas do presente", "Verão danado" é uma ficção, mas retrata um tempo que é também o do realizador e dos mais de cem jovens atores e técnicos que entram no filme.

"Foi feito com pessoal da nossa idade, que tinha acabado a escola. Houve essa energia que foi contagiante entre uns e outros, principalmente entre os atores. Faziam 20 papéis no filme. Houve esta luta que não foi só minha. Foi uma luta de muita gente para que isto acontecesse", contou Pedro Cabeleira, de 25 anos, à agência Lusa.

Em Locarno, foram ainda exibidas a curta-metragem "O homem de Trás-os-Montes", de Miguel Moraes Cabral, fora de competição, e o documentário "António e Catarina", produção portuguesa da romena Cristina Hanes, na competição de curtas.

A estes juntaram-se ainda dois filmes com coprodução portuguesa: "9 dedos", do francês F.J. Ossang, na competição oficial, e "Milla", de Valerie Massadian, na competição de jovens realizadores.

O festival de Locarno completa a 70.ª edição com 18 filmes em competição pelo Leopardo de Ouro.

Entre estes estão a produção brasileira "As boas maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra - com direção de fotografia do português Rui Poças -, "Ta peau si lisse", de Denis Côte, e "La telenovela errante", rodada nos anos 1990 por Raoul Ruiz e finalizada pela mulher, Valeria Sarmiento.

O Festival de Locarno distinguiu, com os prémios de honra, o realizador Todd Haynes, o ator Adrien Brody e o diretor de fotografia José Luis Alcaine.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Aumentos salariais na função pública começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Os funcionários da Administração Pública começam a receber esta sexta-feira os aumentos salariais acordados com dois dos sindicatos da função pública, com retroativos a janeiro.

Ordem dos Médicos quer apuramento sobre as mortes associadas a espera por cirurgia cardíaca

A Ordem dos Médicos (OM) quer que a tutela apure se é verdade que morreram pessoas à espera de cirurgias cardíacas e tome medidas imediatas, mas lembra que os profissionais necessários para a criação de novos centros são limitados.