OPEP e outros produtores de petróleo prometem manter redução

| Economia
Porto Canal com Lusa

Abu Dhabi, 08 ago (Lusa) - Vários países produtores de petróleo concluíram hoje uma reunião técnica com a promessa de respeitarem as reduções na produção para estimular a subida dos preços, indica um comunicado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

"A sessão que decorreu em Abu Dhabi, antes de os Emirados Árabes Unidos assumirem a presidência da OPEP em 2018, assinalou o forte e firme compromisso dos países (participantes) em aplicarem os ajustamentos na produção de países membros e não-membros da OPEP", refere o texto.

A reunião decorreu a pedido do comité ministerial da OPEP que supervisiona se o acordo para a redução da produção está a ser respeitado.

A OPEP e outros produtores de petróleo decidiram no fim de 2016 reduzir a extração para limitar a oferta no mercado mundial e levar a uma subida dos preços. O compromisso deverá manter-se até março de 2018.

As conclusões desta reunião serão apresentadas numa reunião prevista para 21 de agosto em Viena, sede da OPEP.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.