GNR deteve homem em Vila Nova de Foz Côa por posse de droga e de armas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Foz Côa, 13 dez (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção de um homem por posse de droga e de armas, que em 2004 esteve envolvido no homicídio de dois militares em Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, o suspeito, de 33 anos, foi detido na quinta-feira, na localidade de Freixo de Numão, por elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pinhel, por crimes de posse de droga e de armas, após a realização de uma busca domiciliária no âmbito de um inquérito "de vários crimes de ameaça".

Durante a ação, a GNR aprendeu um aerossol de defesa, uma faca de abertura automática, quatro cartuchos de chumbo calibre 12, quatro munições de calibre 7,65 milímetros (mm), uma munição de 6,35 mm, 1,9 gramas de haxixe e 4,5 gramas de canabis sativa.

O suspeito foi detido e constituído arguido, ficando a aguardar o desenrolar do processo de investigação sujeito a termo de identidade e residência.

Segundo a fonte, o suspeito que criava "um sentimento de insegurança" junto dos habitantes de Freixo de Numão "por ameaças constantes a várias pessoas", já tem antecedentes criminais e esteve na origem das desavenças que em 06 setembro de 2004 culminaram com o homicídio de dois militares da GNR do posto local.

Na altura, a GNR deteve o suspeito e o pai, que foram arguidos no processo julgado no tribunal de Vila Nova de Foz Côa em novembro de 2005.

O tribunal condenou a 25 anos de cadeia o pai do suspeito, pelo duplo homicídio dos dois militares da GNR, e absolveu o filho, agora novamente detido, condenando-o a um ano e dois meses de prisão, em cúmulo jurídico, por posse ilegal de arma e crime de ameaças.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.