Música para o Natal arranca sábado na Casa da Música, Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 13 (Lusa) - A Casa da Música arranca, no sábado, com os concertos para o Natal, uma das muitas iniciativas culturais desta quadra para a cidade do Porto.

No sábado e na Casa da Música será interpretada a "Oratória de Natal", de Johann Sebastian Bach, composta por seis Cantatas com cerca de três horas. Esta Oratória será dividida por duas etapas à responsabilidade da Orquestra Sinfónica e da Orquestra Barroca, acompanhadas pelo Coro da Casa.

Ainda no sábado e no mesmo espaço haverá o "Concerto per la Notte di Natale dell'anno 1956", de Luigi Dallapiccola, apresentado pelo Remis Ensemble e a soprano Sarah Wegener.

A programação intitulada "Música para o Natal", da Casa da Música, termina no dia 23.

Também no âmbito das iniciativas culturais de Natal no Porto, a Câmara Municipal tem agendada para hoje a atuação da Banda Sinfónica Portuguesa, com temas clássicos e populares alusivos à época natalícia, e o "Elenco acapela", projeto vocal composto por quatro vozes femininas e quatro masculinas.

Este concerto de Natal será, este ano, no átrio dos Paços do Concelho em vez da habitual Praça D. João I, pelas 18:00.

Ensemble Vocal Pró Musica, Coro da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e o Orfeão de Matosinhos são algumas atuações que também estão programadas para o dia de hoje, pelas 21:30, na igreja da Sé Catedral do Porto.

O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha recebe, no sábado, o recital dos Dryads Duo - conjunto vencedor do Prémio Jovens Músicos 2011 e composto por Carla Santos no violino e Saul Picado no piano -, que editou recentemente o seu primeiro CD, com obras de Janacek, Ravel e Enescu.

O espetáculo de teatro musical e de expressão dramática "O Som do Algodão" vai estar, na quarta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com uma atuação destinada ao público infantojuvenil, de uma viagem à volta do mundo, rumo ao Polo Norte.

Nos dias 21, 22, 27 e 28, às 17:00, os músicos da Escola Profissional de Música de Espinho irão atuar na Baía das Raias do SEA LIFE, Porto, com quatro concertos da Orquestra de Steeldrums e do Quarteto de Saxofones.

Ainda no Grande Porto, no concelho de Santa Maria da Feira, a Quinta do Castelo permanece transformada, até ao dia 29, em "Terra dos Sonhos", parque temático onde se pode encontrar muitas personagens do imaginário infantil.

MZB/DP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).