Organização juvenil reivindica ataque a autocarro turístico em Barcelona

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 30 jul (Lusa) -- A organização juvenil de esquerda Arran, que defende a independência da Catalunha e tem ligações ao partido de extrema-esquerda CUP, reivindicou hoje o assalto a um autocarro turístico em Barcelona.

Depois de, na passada quinta-feira, quatro encapuzados terem assaltado um autocarro turístico na cidade de Barcelona, tendo pintado a parte dianteira do veículo, hoje o movimento Arran difundiu um vídeo na rede social em que mostra o ataque, que não causou danos em pessoas.

"Não é turismofobia, é autodefesa contra o 'bairrocídio'!", proclamou Arran numa mensagem no Twitter.

Segundo o movimento Arran, o "turismo de massas mata bairros, destrói o território e condena à miséria a classe trabalhadora", pelo que a organização luta "contra um modelo de turismo predador" e "assassino" que "gera postos de trabalho precários, temporários, que gentrifica as cidades e gera lucros como poucos".

Arran critica ainda os "responsáveis políticos que ignoram as reivindicações" das organizações que trabalham por "construir um modelo turístico alternativo e sustentável".

A organização juvenil Arran tem ligações à CUP (Candidatura de Unidade Popular), partido de extrema-esquerda que defende a independência da Catalunha.

Em 2016, Barcelona recebeu 32 milhões de visitantes. Na cidade espanhola da Catalunha vivem regularmente 1,6 milhões de pessoas.

IM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.