Praias recebem formação sobre fenómeno que provoca 80% das mortes por afogamento

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) começou este domingo em Matosinhos uma formação, que vai levar a mais cinco praias, para ensinar os banhistas a lidar com os agueiros, um fenómeno responsável "por 80% das mortes por afogamento".

Em declarações à Lusa, Olga Marques, do ISN, explicou que a iniciativa "gratuita" inclui o simulador de um agueiro, um "fenómeno natural identificado" que torna a "corrente marítima demasiado forte para lutar contra ela", sendo por isso importante reconhecer a situação e evitá-la ou, caso contrário, "nadar ao longo da costa" e "flutuar e pedir ajuda".

"O problema é que, num agueiro, mal as pessoas levantam os pés, são logo arrastadas. O perigo é maior para quem não sabe nadar porque, normalmente, a pessoa entra em pânico e esquece-se de pedir ajuda. O importante é flutuar e pedir ajuda. Quanto a quem sabe nadar, a tendência das pessoas é nadar contra a corrente, o que é impossível num agueiro e a pessoa acaba por perder as forças", descreveu a subtenente do ISN.

A iniciativa "Surf Salva para Todos", que começou esta manhã na praia de Matosinhos e se prolonga durante a tarde, repete-se a 06 de agosto na praia de Carcavelos, no dia seguinte na praia da Fonte da Telha, a 13 de agosto na Praia da Rocha, a 14 de agosto na Praia dos Pescadores, Albufeira, e a 15 de agosto na praia de Montegordo.

"O objetivo da ação é informar para evitar o risco. É mostrar como se identifica um agueiro para que os banhistas não se sujeitem a uma situação de risco", explicou Olga Marques, admitindo que lidar com um agueiro não é algo que habitualmente se explique em aulas de natação para quem aprende a nadar.

De acordo com a subtenente, a identificação de um agueiro começa, desde logo, pela "mudança da tonalidade da água": nos sítios onde se formam agueiros, a água fica com uma "tonalidade acastanhada e com espuma", devido à "agitação das areias".

Para além disso, trata-se de uma zona onde "a ondulação é quase nula", quando mesmo ao lado há mais ondas, criando uma "falsa sensação de acalmia", que leve a que o local seja aquele onde há "a tentação de a pessoa entrar".

"Quando as ondas rebentam e fazem o retorno ao mar, formam uma espécie de canal com uma corrente muito forte para o mar. A tendência das pessoas é nadar contra a corrente, o que é impossível", explica.

Por isso, a opção é "deixar-se levar pela corrente porque, à medida que se vão distanciando da costa, a corrente vai perdendo intensidade", descreve a responsável do ISN.

Para além disso, os banhistas "devem nadar paralelamente à costa para fazer o retorno para a praia".

Molhar os pés num agueiro não é problema, mas "mal a pessoa levanta os pés, é logo arrastada".

A responsável do ISN esclarece que existem "agueiros súbitos, sobretudo em alturas de troca de marés e, nesses casos, é muito difícil identificá-los", indicando que eles podem surgir em sítios onde não está hasteada a bandeira vermelha.

Existem outros fixos, que "podem ou não estar no mesmo local" da praia, mas "nas praias vigiadas existe sinalética própria para os identificar", acrescenta a responsável.

O projeto "Surf Salva para Todos", realizado com o apoio do Lidl, começou com "ações de sensibilização e de formação em salvamento aquático e suporte básico de vida, junto de 413 nadadores salvadores, surfistas e amantes de desportos náuticos, entre maio e julho deste ano".

A ação alarga-se agora "a todos os banhistas" com formações "sobre práticas de salvamento e boas práticas a adotar no mar" e, em algumas praias, com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que vai realizar rastreios gratuitos à pele (nas praias de Carcavelos, Fonte da Telha e da Rocha).

Na edição da iniciativa "Surf Salva para Todos" de 2016, a LPCC realizou aproximadamente 500 rastreios, tendo resultado na identificação precoce de cerca de 10% dos casos, reencaminhados para as unidades de saúde, para o devido acompanhamento e/ou tratamento.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.