PJ de Braga deteve suspeito de atear fogo em Barcelos identificado pela GNR

PJ de Braga deteve suspeito de atear fogo em Barcelos identificado pela GNR
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) deteve este sábado um homem de 40 anos suspeito de atear fogos na freguesia de Balugães, concelho de Barcelos, distrito de Braga, informou a GNR de Barcelos, que esta madrugada identificou o suspeito e ajudou a PJ nas investigações.

Em comunicado, a Guarda Nacional República (GNR) de Braga explica que, através do posto territorial de Barcelos, identificou, pelas 04h30, "o presumível autor" de "fogo posto" na "mancha florestal da freguesia de Balugães".

A GNR acrescenta que as chamas começaram pelas 04:00, pondo em "perigo uma área florestal contínua de 150 hectares e diversas habitações existentes nas proximidades" e que, após diligências conjuntas com a PJ de Braga, o suspeito "foi detido, fora de flagrante delito, por atear focos de incêndio".

De acordo com a GNR, os militares deslocaram-se ao local do incêndio pelas 04:30, tendo desenvolvido, "de imediato, diligências", e realizado "medidas cautelares e de polícia, acabando por identificar o suspeito como sendo o presumível autor dos focos de incêndios na mancha florestal da freguesia de Balugães".

"Perante estes factos, pelas 05:00, foi comunicado a Polícia Judiciária de Braga os factos ocorridos", acrescenta a GNR.

A GNR acrescenta que o incêndio "foi extinto pelas 06:50", tendo sido combatido por "quatro viaturas e 15 operacionais de corporações de Barcelos, Barcelinhos e Vila Verde".

"A área total ardida foi na ordem dos 2000 metros. Apesar da intervenção musculada inicial dos Bombeiros com os meios de combate, registou-se perigo para uma área florestal contínua de 150 hectares e diversas habitações existentes nas proximidades", refere a GNR.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.