Reforma do Estado aquém dos objetivos e com impactos reduzidos -- Tribunal de Contas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 dez (Lusa) - O Tribunal de Contas (TC) conclui que a redução das estruturas e dos cargos dirigentes do Estado prevista no Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC) está aquém dos objetivos e terá impactos reduzidos.

Ao contrário dos cortes de 40% estimados nas estruturas do Estado pelo PREMAC, criado em 2011, registou-se uma redução de 19%. Já nos cargos dirigentes, a diminuição foi de 14%, ao contrário dos 27% previstos, indica o relatório da auditoria de "Acompanhamento dos mecanismos de assistência financeira a Portugal", disponibilizado na noite de quinta-feira no site do TC.

"A quantificação de dirigentes superiores e intermédios constante do universo inicial (715 e 5.571, respetivamente) resultou do número de cargos previstos nas leis orgânicas (6.286) e não os efetivamente ocupados e registados no SIOE [Sistema de Informação de Organização do Estado] - 5.464, dos quais 686 dirigentes superiores e 4.778 intermédios - menos 822 dirigentes face ao ponto de partida indicado no relatório", refere.

"Com a metodologia utilizada, o universo inicial estava sobreavaliado, originando uma meta de redução de 27%, a qual, na realidade, nunca será atingida, podendo alcançar-se no máximo 19%", sustenta.

No que respeita à redução de estruturas de nível superior da administração nível superior da administração central, prevista em 40% no PREMAC, de acordo com o relatório, "verificaram-se - em 31 dezembro de 2012 - uma redução de 14% e - em 31 de março de 2013 -, de 19%, percentagens significativamente inferiores às previstas".

O documento aponta que "até ao final de setembro de 2013, apenas 48 das 101 entidades que apresentaram os seus mapas de postos de trabalho, tinham os seus processos finalizados, contemplando a criação de mais 351 postos de trabalho".

Além disso, "encontravam-se por aprovar 53 processos, os quais previam como necessários mais 1.102 postos de trabalho; tendo em conta as 150 entidades da administração direta e indireta do Estado previstas no PREMAC e estavam ainda por fixar as estruturas de pessoal de 49 organismos, com particular incidência nos Ministérios da Economia e do Emprego, das Finanças e da Segurança Social".

De acordo com a auditoria, o PREMAC "apenas foi aplicado a 16% do universo da administração pública, num total de 2.084 estruturas e de 550.194 funcionários, incluindo dirigentes (7.152)".

Na análise dos impactos do plano, o TC indica que "a redução de estruturas e de cargos dirigentes preconizada pelo PREMAC por si só não assegura uma restruturação da administração central do Estado, configurando-se mais como um processo de fusão de organismos mantendo, de um forma geral, as mesmas competências e atribuições, distribuídas por um número inferior de estruturas".

"Continua por concluir a implementação efetiva do plano e a apresentação dos resultados alcançados, nomeadamente quanto ao impacto orçamental que deveria ter sido um dos principais objetivos do acompanhamento da execução do PREMAC, a par dos resultados obtidos com a reorganização da estrutura do Estado", adianta.

O TC conclui igualmente que "não foram efetivamente apuradas poupanças com as diminuições de estruturas e de cargos dirigentes".

"No entanto, o aumento do número de postos de trabalho face aos efetivamente existentes antes da implementação do PREMAC poderá originar um aumento da despesa", acrescenta o relatório.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.