Fogo de Mação entra em Vila Velha de Ródão e obriga à evacuação de Gardete

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 26 jul (Lusa) - O incêndio que lavra em Mação passou hoje à tarde para o concelho de Vila Velha de Ródão e obrigou à evacuação da localidade de Gardete, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão.

Duas dezenas de habitantes desta localidade estão a ser levados para Fratel.

"Temos uma situação muito grave. O incêndio de Mação chegou ao concelho de Vila Velha de Ródão, junto à aldeia de Gardete, quase na extremidade do concelho", explicou José Manuel Alves, cerca das 17:30.

"A situação é muito crítica, mas não há ainda casas ardidas", disse.

Quanto à situação do fogo no resto do concelho, José Manuel Alves sublinhou que está calma, sendo que o foco das atenções está agora centrado em Gardete.

O concelho de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, está também a ser atingido por um fogo florestal que deflagrou no município de Castelo Branco no domingo.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), nesta final de tarde estão no terreno a combater este fogo 412 operacionais, apoiados por 128 viaturas e três meios aéreos.

O fogo de Mação (distrito de Santarém) teve origem no concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco), que também chegou a Proença-a-Nova.

CAYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.