Candidatos do PS assinaram compromisso metropolitano do Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 26 jul (Lusa) -- Os candidatos socialistas às 17 câmaras da Área Metropolitana do Porto assinaram hoje um compromisso para implementar após as autárquicas, visando dar legitimidade eleitoral à instituição e influenciar a gestão dos fundos comunitários com uma agência na Comissão Europeia.

"Estamos muito confiantes de que o PS vai voltar a liderar a Área Metropolitana do Porto (AMP) nas próximas autárquicas e este compromisso é a base de um programa metropolitano que propomos implementar a partir de outubro, para dar à AMP legitimidade eleitoral própria e competências nas áreas social, económica, da mobilidade e ambiente", descreveu Manuel Pizarro, líder da Federação Distrital do PS/Porto e candidato do PS à autarquia portuense.

De acordo com o socialista, a criação de uma agência da AMP em Bruxelas, junto da Comissão Europeia (CE), pretende tornar os municípios "mais proativos" e com capacidade de "influenciar" a distribuição de fundos comunitários, atuando "já para financiar a ampliação da rede de metro".

"Temos de ser capazes, já, de começar a influenciar a construção do Quadro Comunitário de Apoio que começa em 2020 para financiar a rede de metro, em vez de esperar de forma passiva para depois reclamar. Temos de ser muito mais proativos e influenciar", frisou Manuel Pizarro.

"Se queremos apostar numa ampliação da rede de metro suscetível de ser financiada por fundos comunitários, temos de o fazer agora", notou.

A AMP é composta por 17 municípios, seis dos quais atualmente liderados por eleitos pelo PS, designadamente em Vila Nova de Gaia, Gondomar, Valongo, Santo Tirso, Arouca e Vila do Conde.

Para além destes concelhos, integram a AMP os concelhos de Espinho, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Trofa e Vale de Cambra.

Todos os candidatos do PS a estes municípios subscreveram o documento que tem por base uma "maior legitimidade da AMP, ganha em eleições, seja qual for o modelo", descreveu Pizarro.

No documento, ficou consagrada a "criação de verdadeiras autarquias metropolitanas, com legitimidade eleitoral própria", algo que os autarcas recusam ser contraditório com "a luta pela regionalização administrativa".

Os candidatos comprometeram-se a estabelecer um "diálogo firme com o Governo de modo a consensualizar propostas de eleição da autarquia metropolitana" e "reclamando autonomia administrativa e financeira".

De acordo com Pizarro, as "quatro áreas essenciais para as quais deve haver dimensão metropolitana" são o "Desenvolvimento Económico e Investimento", a "Mobilidade e Transportes", o "Ambiente" e o "Ecossistema Social".

No setor económico, os candidatos comprometem-se a aplicar "os maiores esforços" na capacidade de atração de investimento, dando "escala àquilo que alguns municípios já vão fazendo", indicou o socialista.

Quanto à mobilidade, Pizarro referiu a necessidade de "reduzir o uso do automóvel e apostar muito mais nos transportes públicos", indicando a "ambição de criar uma solução metropolitana de bicicletas e carros elétricos partilhados".

Relativamente ao ambiente, o líder distrital do PS afirmou a intenção de transformar a AMP "num território líder em matéria de proteção contra incêndios", assumindo "a liderança no país sob o ponto de vista do reordenamento da floresta".

As "políticas sociais integradas" também fazem parte do "Compromisso Metropolitano", onde os autarcas se comprometeram a "contribuir de forma decisiva para a redução acentuada das desigualdades" da AMP, descreveu Pizarro.

A elaboração de uma Carta Social Metropolitana que defina prioridades e forneça um "mapeamento integrador das respostas sociais" é uma das intenções dos candidatos socialistas.

ACG // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.