Reitor da Universidade dos Açores renuncia ao cargo

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 12 dez (Lusa) - O reitor da Universidade dos Açores renunciou hoje ao cargo e anunciou que a academia recebeu um reforço orçamental do Governo da República que lhe permitirá terminar o ano "em condições normais de funcionamento".

Jorge Medeiros, diz ainda, num comunicado, que o Ministério da Educação e Ciência vai negociar com o das Finanças e com o Governo Regional "a aprovação do plano para o período de 2014-2016, no qual se prevê a assunção dos défices de 2014 e 2015" da universidade, "bem como da totalidade dos encargos com o empréstimo que a instituição ainda tem por liquidar, ou seja, a Universidade dos Açores ficará equilibrada financeiramente".

"Independentemente dos termos em que tal plano vier a ser aprovado, certo é que nos próximos três anos a Universidade dos Açores terá necessariamente de se reestruturar a vários níveis. Neste contexto, será necessário estabelecer e implementar um conjunto de medidas que permitam consolidar e desenvolver a universidade num quadro estável e de grande abrangência, aproveitando igualmente o arranque do próximo Programa Quadro para o período de 2014-2020", escreve o reitor.

Jorge Medeiros, eleito reitor em julho de 2011, sublinha que só teria mais um ano "de vida útil" no cargo "para implementar um projeto que deverá ser desenvolvido em três anos e iniciar-se em 2014", justificando assim a renúncia, que diz ser uma forma de abrir espaço a que uma nova equipa leve a cabo a tarefa, "nas condições agora existentes".

O presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Madruga da Costa, já tinha revelado na semana passada que o orçamento da academia para 2014 só será aprovado após a conclusão do plano de recuperação financeira em negociações com o Ministério da Educação. Referiu também, no mesmo dia, que as conversações decorrem entre a reitoria da universidade e os dois ministérios e admitiu a hipótese de o plano contemplar a possibilidade de o Governo dos Açores passar a partilhar com o Ministério da Educação o seu orçamento.

No comunicado que hoje divulgou, o reitor Jorge Medeiros lembra que o plano de recuperação foi proposto ao Governo da República dados os constrangimentos financeiros permanentes da universidade, sobre a qual, nos finais de 2012 "pendia o espectro" de encerrar em fevereiro de 2013.

Realçando "a compreensão" do Ministério da Educação e do Governo Regional para a situação da universidade, Jorge Medeiros diz que, porém, "com o atual sistema de financiamento e com as especificidades" da academia açoriana, "esta não é sustentável nos termos de instituições congéneres" do país e da Europa.

"E este é um aspeto que o Governo da República e o Governo Regional têm necessariamente de reavaliar face ao papel que a universidade desempenha no âmbito do desenvolvimento dos Açores", defende.

Jorge Medeiros congratula-se no mesmo texto com a aprovação, no mês passado, no parlamento dos Açores, dos apoios à chamada "tripolaridade" da universidade (com departamentos em três ilhas), no âmbito do orçamento regional. Esses apoios ascenderão a 650 mil euros em 2014, próximo dos 700 mil proposto pela instituição e "consideravelmente superior" ao inicialmente previsto pelo executivo açoriano.

JYAM/MP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Arquitetos pedem salário de entrada na profissão de 1.300 euros em caderno reivindicativo

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura (SINTARQ) aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um caderno reivindicativo do qual se destaca a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão e direito a 25 dias de férias.

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.