Utentes de Vila Maior, S. Pedro do Sul, exigem reabertura de extensão de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 15 mai (Lusa) - A Comissão Distrital de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde de Viseu entrega na sexta-feira um abaixo-assinado a exigir a reabertura da extensão de saúde de Vila Maior, no concelho de S. Pedro do Sul.

O abaixo-assinado, a entregar à direção do Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, foi subscrito por cerca de 200 pessoas, disse à agência Lusa Manuel Sebastião, da comissão de utentes.

"Reclamamos a reabertura do posto médico, que é muito necessário, e esta é uma das formas que temos para lutar", frisou.

A extensão de saúde encerrou há dois anos, de forma temporária, mas não voltou a abrir as portas.

"A única alternativa para os utentes das freguesias de Vila Maior e Figueiredo de Alva, na sua maioria idosos, com baixos rendimentos e sem mobilidade, passou a ser a deslocação ao Centro de Saúde de São Pedro do Sul", lamenta, em comunicado, a comissão de utentes.

Segundo a comissão, "o tempo de espera para ser atendido numa consulta é, no mínimo, de um mês" e só para os utentes com médico de família.

"Para todos os outros é esperar horas a fio por uma vaga ou ir às urgências e continuar a esperar", acrescenta.

Por considerar que está a ser prejudicada por esta situação, a população exige "a colocação urgente de um médico e a reposição dos serviços médicos retirados há dois anos".

Em março, fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) informou a Lusa de que a direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, "ciente de que a população de Vila Maior está a ter o devido atendimento no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul e gerindo a falta de clínicos de Medicina Geral e Familiar, considera não ser possível, para já, reabrir a extensão de saúde".

Segundo a ARSC, a extensão encerrou há cerca de dois anos "devido à escassez de recursos humanos, nomeadamente de médicos de Medicina Geral e Familiar", no ACES Dão Lafões.

"Na altura, foram apresentadas, aos utentes, alternativas no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul que, até à data, têm garantido resposta às suas necessidades", referiu.

Os utentes têm ao seu dispor "consultas para situações agudas, consultas programadas e consultas de programas específicos", como saúde materna, saúde infantil, diabetes, hipertensão e planeamento familiar.

Por outro lado, têm "atendimento em consulta de intersubstituição, com horário variável nos diferentes dias da semana para aumentar a acessibilidade de acordo com as disponibilidades dos utentes do concelho", e um Serviço de Urgência Básica que funciona 24 horas por dia, acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.