Todo o país em risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul (Lusa) -- Todas as regiões do continente, Madeira e Açores apresentam hoje risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, todas as regiões do continente, Madeira e Açores, exceto Ponta Delgada (ilha de São Miguel) que está com níveis 'moderados', apresentam um risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte e terras altas a partir da tarde, vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas e pequena descida de temperatura.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste bonançoso a moderado.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 13 e 22, em Vila Real entre 11 e 25, em Viseu entre 09 e 24, em Bragança entre 12 e 28, na Guarda entre 10 e 24, em Coimbra entre 12 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 30, em Portalegre entre 12 e 29, em Santarém entre 15 e 26, em Évora e Beja entre 13 e 30 e em Faro entre 15 e 31.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.