Um dos líderes malaio do grupo radical Estado Islâmico morto na Síria

| Economia
Porto Canal com Lusa

Banguecoque, 21 jul (Lusa) -- Muhammad Fudhail Omar, considerado um dos líderes malaio do grupo extremista Estado Islâmico (EI), morreu durante um bombardeamento na Síria, noticiou hoje a imprensa local.

O diretor do corpo especial da polícia malaia, Mohamad Fuzi Harun, confirmou ao diário The Star a morte de Fudhail, ocorrida durante uma ofensiva do exército sírio em Raqqa, bastião do EI.

Fudhail, de 25 anos, viajou para a Síria em 2014 e era considerado um dos principais candidatos a substituir Muhammad Wanndy Mohamed Jedi, o líder malaio do EI morto em abril, na mesma cidade síria.

As autoridades disseram acreditar que Fudhail recrutava militantes através das redes sociais, financiava elementos do EI na Malásia e apoiava atentados contra as forças de segurança do país.

Pelo menos 34 malaios morreram desde 2013 na Síria e Iraque, onde 53 continuam a combater nas fileiras do Estado Islâmico.

A Malásia tem cerca de 30 milhões de habitantes, dos quais 61% pertencem à comunidade muçulmana.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.