Município de Torre de Mocorvo ativa Plano de Emergência Municipal

| Norte
Porto Canal com Lusa

Torre de Moncorvo, Bragança, 18 jul (Lusa) -- O município de Torre de Moncorvo decretou esta noite o Estado de Emergência Municipal devido ao incêndio com duas frentes que desde a tarde lavra no concelho e está a ser combatido por 261 operacionais.

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, disse à agência Lusa, no local, que também foi acionado o Plano Municipal de Emergência, cerca das 22:00.

Entretanto, o grupo operacional que combate o incêndio que esta tarde deflagrou em Torre de Moncorvo foi reforçado em 173 elementos e mais 73 viaturas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil Municipal.

Segundo a mesma fonte, a combater este incêndio, com duas frentes, que deflagrou às 14:02 na freguesia de Açoreira, no concelho de Torre de Moncorvo, estão agora 261 operacionais e 91 viaturas, entre elas mais sete máquinas de rasto que fazem parte do reforço.

A fonte adiantou que este reforço de 173 operacionais é proveniente dos distritos de Braga, Lisboa e Setúbal e às 21:45 já estava no local, a ser colocado no cenário de combate ao fogo.

Segundo informações recolhidas junto do posto de comando, instalado há cerca de duas horas, não há aldeias em perigo, mas o Comandante Operacional Distrital (CODIS) está ainda a fazer o reconhecimento.

Segundo a Lusa constatou no local, o fogo está a consumir uma zona essencialmente povoada de mato, castanheiros e amendoal, tendo passado pela Serra de Reboredo, tida como uma das maiores manchas de carvalho branco da Europa.

O fogo está a lavrar em várias frentes, sendo avistado da Estrada Nacional 220, que liga Torre de Moncorvo ao cruzamento de Freixo de Espada à Cinta, via que está cortada na zona do Carvalhal.

ARA/FYP/LIL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).