Composição "À Toa", de Miguel Bastos, vence Concurso Internacional da Póvoa de Varzim

| Norte
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 17 jul (Lusa) -- A composição "À Toa", de Miguel Bastos, venceu o 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, no âmbito da 39.ª edição do Festival Internacional de Música, foi hoje anunciado.

O júri foi constituído pelos compositores Daniel Moreira, Fernando Lapa, Jonathan Ayerst e José Luís Borges Coelho, que presidiu, e ainda pelo maestro e clarinetista António Saiote, em representação dos intérpretes.

O segundo lugar foi para a composição "Voces Hominum", do compositor Gerson Batista.

As peças foram interpretadas pelo octeto vocal Ensemble Clepsidra e por um quarteto instrumental, formado por Afonso Fesch (violino), João Paiva (clarinete), Filipe Quaresma (violoncelo) e Miguel Borges Coelho (piano), cabendo a direção musical a António Saiote.

Segundo informação da organização, a peça de Gerson Batista mereceu a preferência do público, tendo arrecadado 64 votos contra 34 para "À Toa", com dois votos em branco.

O primeiro prémio tem o valor pecuniário de 2.500 euros, e, o segundo, de mil euros, sendo também editadas as duas partituras, durante o Festival do próximo ano.

A 11.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim realiza-se no próximo ano, tendo sido já publicado, no sítio da câmara, na Internet o respetivo regulamento - http://www.cm-pvarzim.pt/areas-de-atividade/povoa-cultural/escola-de-musica/actividades/festival-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim/festival-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim-2017/regulamento-11o-concurso-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim.

O júri será constituído pelos compositores António Pinho Vargas, que presidirá, Carlos Caires e Sérgio Azevedo.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.