Poder de compra em Portugal está 25% abaixo da média da UE

Poder de compra em Portugal está 25% abaixo da média da UE
| Economia
Porto Canal

Os portugueses tiveram, em 2012, menos um quarto de poder de compra do que a média europeia, no grupo dos que se situam entre os 25% e os 30% abaixo da média, revelou hoje o Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), o Produto Interno Bruto (PIB) expresso em paridades de poder de compra (PPC) estava, em Portugal, nos 76%, abaixo da média dos países da UE (100%), a par da Eslovénia e acima da Grécia (75%), Lituânia (72%) e Estónia (71%).

O poder de compra na zona euro está acima da média da UE, com 108%.

A lista divulgada é liderada pelo Luxemburgo, onde, em 2012, o PIB por habitante expresso em PPC era duas vezes e meia superior à média da UE, com 266%, seguindo-se a Áustria com 130%., a Irlanda (129) a Holanda (128) e a Suécia (126).

Ao nível da média europeia encontram-se a França (109%), o Reino Unido (106%), a Itália (101%) Espanha (96%) e Chipre (92%).

Com os mais baixos PIB expressos em PPC estão a Letónia (64%), a Croácia (62%),a Roménia (50%) e a Bulgária (47%).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.