Poiares Maduro defende maior oferta de canais na TDT para maior concorrência com o cabo

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 11 dez (Lusa) - O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional voltou a defender hoje, em Coimbra, uma maior oferta de canais na TDT, de forma a criar uma "maior concorrência" com os operadores da televisão por cabo.

"A oferta de canais de sinal aberto é insustentável e não é aceitável", criticou Poiares Maduro, afirmando que haverá uma "discussão pública" para breve sobre o futuro da televisão digital terrestre (TDT), que vai envolver a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

O ministro, que falava na sessão de encerramento do congresso 'Os desafios dos media de serviço público', no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, voltou a referir a importância da RTP para "apoiar a produção audiovisual independente", considerando que essa externalização de serviços pode ser "o valor acrescentado do serviço público" de televisão e de rádio.

Portugal tem "um mercado em que os operadores privados estimulam muito pouco o mercado independente", sendo a função do operador público apoiar "mais criadores e produtores independentes", ao mesmo tempo que tem de garantir "capacidade interna para não estar dependente" desses mesmos produtores.

Poiares Maduro referiu também que a RTP vai participar num "programa de jovens criadores, onde haverá crowdfunding' [financiamento colaborativo]" e que será "parcialmente apoiado pelos operadores de televisão".

O ministro frisou, durante a sessão de encerramento do congresso, que decorreu entre terça-feira e hoje, que também será apresentado um novo modelo governativo em que se prevê existir um conselho geral com o poder de nomear o conselho de administração da RTP.

"Vai ser um conselho geral verdadeiramente independente, com pessoas com credibilidade", de forma a "reduzir o risco da perceção de governamentalização" da RTP, defendeu Poiares Maduro à comunicação social, não adiantando de que forma esse mesmo conselho geral será constituído e nomeado.

O ministro revelou também que "a reforma profunda da RTP" estará concluída "em poucos meses".

JYGA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.