Prisa anuncia em Espanha venda do grupo da TVI à Altice por 440 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 14 jul (Lusa) -- A maior empresa espanhola do setor multimédia, a Prisa, anunciou hoje em Madrid, em simultâneo com a Altice em Portugal, a venda à francesa Altice da portuguesa Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros.

Segundo informação à Comissão Nacional de Valores de Mercado (CNVM) espanhol, a Prisa revela que "posteriormente, as partes subscreveram um contrato de compra e venda, mediante o qual a Prisa transmitirá à MEO, filial da Altice, a totalidade da sua participação na Media Capital que representa 94,69 do seu capital social".

A realização da operação ainda está dependente da obtenção das autorizações legais da autoridade reguladora portuguesa e da obtenção de uma autorização de renúncia de um direito sobre a empresa ("waiver") de "determinados credores financeiros" da Prisa, assim como da aprovação da Assembleia Geral da empresa.

A Prisa estima que o preço final da operação está sujeito aos "ajustes habituais" para este tipo de transação e calcula que o preço da sua participação, depois desses "ajustes" ("equity value"), deverá estar em cerca de 321 milhões de euros.

Segundo estimativas da empresa espanhola, a transação implica uma perda contabilista nas contas consolidadas da Prisa de cerca de 69 milhões de euros e nas contas individuais da mesma empresa de cerca de 81 milhões de euros.

De acordo com uma nota da Altice enviada hoje à Lusa, em Lisboa, a compra da Media Capital, por 440 milhões de euros, faz parte da estratégia global do grupo, que se manifesta disposto a oferecer mais conteúdos aos consumidores, apostando em produções e formatos locais.

"A integridade e independência editorial da Media Capital servirá de princípio norteador para os negócios de média da Altice", refere a nota.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), a MEO, detida pela Altice, explica que o objeto da Oferta Pública de Aquisição (OPA) é constituído pela totalidade das 84.513.180 ações, com o valor nominal de 1,06 euros.

A MEO explica, ainda no comunicado, que a decisão surgiu "na sequência da celebração, no dia 13 de julho de 2017, após o encerramento do mercado em Portugal, de um contrato de compra e venda de ações com a Promotora de Informaciones, S.A. ("PRISA"), para a aquisição de ações representativas de 100% do capital social da Vertix, SGPS, S.A. ("Vertix"), que é titular de ações representativas de 94,69% dos direitos de voto do Grupo Media Capital, SGPS, S.A".

No passado dia 25 de junho, a Altice confirmou à CMVM que tinha iniciado "interlocuções exploratórias" para a eventual compra da participação do grupo espanhol Prisa na Media Capital, dona da TVI.

FPB (SO) // SB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.