Mercados acionistas dos EUA em alta um dia após discurso da presidente da Fed

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) - Os mercados acionistas norte-americanos abriram hoje em alta, em linha com as principais praças europeias, um dia depois da presidente da Reserva Federal (Fed) ter afirmado que as taxas de juro vão continuar a aumentar gradualmente.

Cerca de meia hora após a abertura do mercado, o índice industrial Dow Jones seguia a ganhar uns ligeiros 0,08% para 21.550,28 pontos e o tecnológico Nasdaq avançava 0,25% para 6.277,12 pontos.

O índice alargado S&P500 subia 0,11% para 2.446,04 pontos.

Num discurso preparado para apresentar ao Congresso, a presidente da Fed, Janet Yellen, afirmou na quarta-feira que os riscos para a economia dos EUA estavam equilibrados, mas que "as possíveis mudanças" previstas na política económica do Presidente, Donald Trump, representam "uma fonte de incerteza".

O testemunho da responsável sobre o desempenho da economia incluiu a referência a um número encorajante de indicadores, nomeadamente no emprego, que deverão tornar a economia mais forte nos próximos dois anos.

Mas Janet Yellen também apontou uma recente desaceleração da inflação como um fator temporário e argumentou que a Reserva Federal está atenta ao desenvolvimento dos vários fatores para ter a certeza que as subidas anuais dos preços estão dentro da meta da instituição de 2%.

A prazo, disse, o nível das taxas de juro, atualmente entre 1% e 1,25%, não deverá "ficar muito mais alto".

A responsável da Reserva Federal espera o "reforço do crescimento económico no estrangeiro" que sustenta nomeadamente a indústria transformadora norte-americana e as exportações.

Depois de um primeiro trimestre em que a expansão só chegou aos 1,4% em termos anuais, "o crescimento parece ter recuperado" no segundo trimestre, sustentado pelas despesas de consumo, a expetativa das famílias e os ganhos no emprego, especificou.

A primeira estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA será divulgada em 28 de julho.

Sensivelmente à mesma hora, as principais praças europeias seguiam em alta, com o PSI20, principal índice da bolsa portuguesa, a subir 1,63% para 5.300,24 pontos, com a Pharol a subir mais de 6% e o BCP mais de 4%.

ALU(EA) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.