Sismo atinge Coreia do Norte mas especialistas afastam teste nuclear

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 13 jul (Lusa) -- Um sismo de magnitude 5,9 atingiu hoje a Coreia do Norte, mas especialistas disseram não ter sido causado por um teste nuclear.

Analistas, citados pela agência noticiosa Associated Press (AP), afirmaram que a Coreia do Norte tem de realizar outro teste nuclear para conseguir aperfeiçoar um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos.

A 04 de julho, Pyongyang testou o lançamento de um míssil balístico intercontinental. Os cinco testes nucleares anteriores da Coreia do Norte causaram sinais de sismos artificiais.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo localizou-se a 187 quilómetros da cidade de Chongjin e a 559 quilómetros de profundidade sob o mar.

Cho Ik-hyun, da agência meteorológica sul-coreana, disse que a profundidade indica que o evento foi natural.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.