STCP aprova contas de 2016 com mais 200 mil passageiros do que em 2015

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul (Lusa) -- A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) aprovou hoje as contas de 2016, ano que registou um aumento da procura do serviço, com mais 200 mil passageiros, num total de 69,4 milhões de clientes transportados, revelou a operadora.

"Esta é a primeira vez em seis anos que a empresa regista um crescimento da procura, com um aumento de 0,3%, invertendo uma tendência negativa, recuperando a confiança dos clientes e voltando a ganhar quota de mercado", revelou a STCP em comunicado.

Segundo o Relatório e Contas de 2016, hoje aprovado, este aumento de passageiros foi "especialmente notório ao longo do segundo semestre do ano, período em que a empresa conquistou mais de um milhão de novos clientes" e "teve reflexos diretos a nível dos resultados, com melhorias significativas em diferentes indicadores".

Em 2016 a receita da STCP aumentou em 1% face a 2015, cifrando-se nos 42,7 milhões de euros, ao mesmo tempo que os custos operacionais foram reduzidos em 2,2%, diminuindo para os 47,7 milhões de euros.

"Do rácio entre ambas as colunas resulta uma taxa de cobertura de 89,3%, superior em 3,3 pontos percentuais à alcançada em 2015", indica a STCP em comunicado.

Ainda de acordo com o Relatório e Contas da STCP, os resultados operacionais de 2016 apresentaram "uma melhoria de 42%, para os 12,3 milhões de euros negativos".

"Já em termos de resultados líquidos verifica-se um desagravamento de 4,8 milhões de euros face ao ano anterior, com perdas de 26,8 milhões de euros (uma melhoria de 15%). A dívida remunerada da STCP terminou o ano com uma diminuição de 13% quando comparada com o período homólogo, cifrando-se agora em cerca de 370 milhões de euros", acrescenta.

A operadora do Porto destaca ainda o "investimento nos recursos humanos" feito em 2016, com a "contratação de 108 novos motoristas", medida que permitiu que "a taxa de cumprimento dos serviços planeados melhorasse substancialmente, sendo agora de 95%".

Também em 2016 se assistiu a um "aumento da produção", tendo os autocarros da STCP percorrido 21 milhões de quilómetros, "mais 5,7% do que no ano precedente".

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.