Seis artistas na final da 1.ª edição do prémio Paulo Cunha e Silva da Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul (Lusa) -- Seis artistas, entre 48 nomeados, foram selecionados para a final da primeira edição do prémio Paulo Cunha e Silva, informou hoje a Câmara Municipal do Porto.

No montante de 25.000 euros, o galardão foi instituído pela autarquia do Porto, em homenagem ao seu vereador da Cultura, que morreu em novembro de 2015, e destina-se a artistas com menos de 40 anos que não tenham exposto trabalhos, mais do que uma vez e a título individual, em instituições ou espaços de relevo internacional, segundo a página do prémio na internet.

Em março, a página oficial da distinção anunciara a lista dos 48 artistas nomeados para esta edição do prémio. Os artistas foram nomeados por 16 curadores -- cada curador nomeava três artistas - indicados pelos quatro jurados desta edição.

Os trabalhos dos 48 nomeados foram depois analisados pelo júri desta edição do prémio - o escritor João Laia, o primeiro diretor artístico do Museu de Serralves, Vicente Todolí, a coreógrafa Meg Stuart e o artista plástico Julião Sarmento -- que considerou "muito difícil" escolher um vencedor nesta fase, devido à "excecional qualidade" dos trabalhos apresentados.

Por esta razão, o júri recomendou à Câmara do Porto a criação de uma nova etapa na competição, incluindo a realização de uma mostra coletiva com trabalhos dos seis finalistas, como refere um comunicado da autarquia local.

Por se tratar da primeira edição do prémio, a Câmara acedeu ao pedido, e o júri selecionou, para finalistas, os artistas Christine Sun Kim (Estados Unidos da América), Jonathas de Andrade (Brasil), June Crespo (Espanha), Mariana Caló e Francisco Queimadela (Portugal), Naufus Ramírez Figueroa (Guatemala) e Olga Balema (Ucrânia).

A coletiva destes seis artistas realizar-se-á em março de 2018, na Galeria Municipal do Porto, e, nos dias subsequentes, será anunciado o vencedor do prémio, indica a mesma nota de imprensa.

O galardão tem o apoio da Fundação Millennium bcp e foi instituído em memória do vereador da Cultura da Câmara do Porto Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro de 2015.

Paulo Cunha e Silva era licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, onde chegou a lecionar anatomia, e seguiu a carreira académica na mesma universidade, onde tirou mestrado e doutoramento em ciências do desporto.

Responsável por várias áreas ligadas à cultura e à ciência, no "Porto 2001 Capital Europeia da Cultura", foi ainda diretor do Instituto das Artes do Ministério da Cultura (de 2003 a 2005), conselheiro da Embaixada de Portugal em Roma (de 2009 a 2012) e coordenador científico dos Estudos Contemporâneos da Fundação de Serralves, desde 2000.

Paulo Cunha e Silva morreu de ataque cardíaco, em novembro de 2015, aos 53 anos.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.