Cortes salariais estão fora da agenda da reunião com patrões e sindicatos - 'troika'

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) - O chefe da missão da 'troika' em Portugal e representante do Fundo Monetário Internacional (FMI), Subir Lall, disse hoje que o encontro com os parceiros sociais não vai servir para discutir cortes salariais, mas temas "mais abrangentes".

"Não. Não sei onde ouviram isso, vamos discutir assuntos mais abrangentes", disse Subir Lall, à chegada ao encontro com as confederações sindicais e patronais, quando questionado sobre se no encontro seria discutido a flexibilização salarial que o FMI tem defendido para a economia portuguesa e em especial para o setor privado.

Apesar de curta, esta declaração aos jornalistas do chefe da missão da 'troika' (composta por FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) foi inédita, já que habitualmente os representantes da 'troika' não falam à comunicação social à margem deste tipo de encontros.

Além de Subir Lall, do FMI, o encontro de hoje conta ainda com a presença de Rasmus Ruffer enquanto representante do Banco Central Europeu e John Berrigan como representante da Comissão Europeia.

Estes responsáveis estão reunidos na sede do Conselho Económico e Social (CES) com os representantes dos sindicatos, neste caso o secretário-geral da CTGP, Arménio Carlos, e a presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, e com os representantes dos patrões, ou seja, com o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, e com o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Vieira Lopes.

Este encontro insere-se no décimo exame regular ao programa de ajustamento, depois de as oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento terem terminado no início de outubro.

A equipa da 'troika' está em Portugal desde 04 de dezembro.

IM/PMC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.