Governo inscreve 12ME no orçamento da CCDR-N para tirar resíduos de S. Pedro da Cova

Governo inscreve 12ME no orçamento da CCDR-N para tirar resíduos de S. Pedro da Cova
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Governo vai disponibilizar 12 milhões de euros para a remoção das toneladas de resíduos perigosos depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, foi hoje publicado em Diário da República (DR).

A publicação refere que a verba será inscrita no orçamento de investimento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), mediante apoio atribuído pelo Fundo Ambiental, criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12 de agosto.

A resolução do Conselho de Ministros hoje publicada em DR confirma o investimento de 12 milhões de euros já anunciado em junho pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O documento estabelece um cronograma de investimento a três anos: 300 mil euros a investir em 2017, seis milhões em 2018 e 5,7 milhões em 2019.

Também é destacado no texto que a Agência Portuguesa do Ambiente "dará todo o apoio necessário na preparação e acompanhamento da intervenção", incluindo o encaminhamento dos resíduos para "destino final adequado" às suas características.

Em causa está o facto de nas escombreiras das minas de carvão de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, distrito do Porto, terem sido depositadas em 2001/2002 toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996.

Entre outubro de 2014 e maio de 2015 foram retiradas 105.600 toneladas, mas entretanto foi revelado que existem mais resíduos, tendo sido anunciado no local, a 24 de março pelo ministro do Ambiente, que o concurso público com vista à remoção total das 125 mil toneladas que restam seria lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018.

A 08 de junho o Governo aprovou o financiamento e prazo para a retirada dos resíduos perigosos.

"Sabemos que lá foram colocados de forma que parece ilegal, existe um processo a decorrer nos tribunais, mas isso não diminui a responsabilidade que o Ministério do Ambiente tem, sabendo que existem ali cerca de 125 mil toneladas de resíduos perigosos que têm de ser retirados", disse em junho, à agência Lusa o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Recorde-se que este caso já suscitou vários anúncios, visitas e reivindicações e que segue em tribunal uma acusação do Ministério Público face a seis arguidos pela prática de um crime doloso de poluição, estando e causa nomes de gestores ligados às sociedades que lideraram a deposição.

O Ministério do Ambiente anunciou que iria constituir-se assistente no processo, um passo que já tinha sido dado pela Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, que também pediu uma indemnização superior a dois milhões de euros em nome da população, verba que quer investir na requalificação do espaço e do património mineiro.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.