Euro feminino: Diana Gomes e Cristiana Garcia ficam fora da lista final de convocadas

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 06 jul (Lusa) -- A lista final das 23 futebolistas convocadas para o Europeu de futebol feminino ficou hoje definida, com o selecionador Francisco Neto a descartar Cristiana Garcia e Diana Gomes.

O técnico português tinha chamado para o estágio, que teve início na última semana na Cidade do Futebol, em Oeiras, um grupo de 25 jogadoras, com a ideia de deixar posteriormente duas de fora.

Já na última semana, Francisco Neto foi obrigado a chamar uma jogadora de última hora, face à lesão de Cláudia Lima, médio do Boavista que sofreu uma entorse no joelho, optando por Cristiana Garcia, do Sporting de Braga.

A jogadora acabou, no entanto, por ficar fora das opções finais, bem como Diana Gomes, de 18 anos, defesa, igualmente do Sporting de Braga.

Na lista destaca-se a capitã Cláudia Neto, a mais internacional das jogadoras no ativo, com 106 presenças na seleção A, num grupo em que se evidencia também a médio Dolores Silva, que trocou as alemãs do USV Jena pelo Sporting de Braga.

Dolores foi a jogadora mais utilizada na fase de qualificação, com o selecionador Francisco Neto a apostar na médio nos 10 jogos disputados, oito na fase de grupos e dois no 'play-off', com titularidade absoluta.

Portugal estreia-se num Europeu de futebol feminino, a disputar de 16 de julho a 06 de agosto na Holanda, com a equipa a ter como adversárias no grupo D a Espanha, em 19 de julho, a Escócia, em 23 de julho, e Inglaterra em 27 de julho.

Na sexta-feira, a equipa prossegue o estágio na Cidade do Futebol, antes de uma folga de dois dias e o regresso para a terceira semana de trabalhos, antes de a equipa viajar em 15 de julho para a Holanda.

Lista de 23 convocadas:

- Guarda-redes: Rute Costa (Sporting de Braga), Patrícia Morais (Sporting) e Jamila Martins (Futebol Benfica).

- Defesas: Carole Costa (Sporting), Matilde Fidalgo (Sporting), Mónica Mendes (FC Neunkirch/Sui), Sílvia Rebelo (Sporting de Braga) e Raquel Infante (Levante/Esp).

- Médios: Amanda da Costa (Boston Breakers/EUA), Andreia Norton (Sporting de Braga), Cláudia Neto (Linköpings FC/Sue), Dolores Silva (Sporting de Braga), Tatiana Pinto (Sporting), Fátima Pinto (Sporting), Melissa Antunes (Sporting de Braga) e Vanessa Marques (Sporting de Braga).

- Avançadas: Ana Leite (Sporting), Ana Borges (Sporting), Carolina Mendes (Grindavik FC/Isl), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Sporting de Braga), Laura Luís (Sporting de Braga) e Suzane Pires (Santos/Bra).

RPM // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.