Primavera 2017 foi a terceira mais quente desde 1931, seca aumentou

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jul (Lusa) - A primavera 2017 foi a terceira mais quente desde 1931, revela hoje um Boletim do Instituto do Mar e da Atmosfera, que dá conta de um aumento significativo da seca, especialmente nas regiões do Norte e Centro do continente.

De acordo com o Boletim Climatológico sazonal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgado, a primavera (são considerados os meses de março, abril e maio) em Portugal continental foi muito quente e muito seca.

O documento adianta que no mês de abril houve um aumento significativo da área em situação de seca, em particular nas regiões do Norte e Centro.

"A 30 de abril cerca de 96% do território estava em seca fraca a moderada", refere o IPMA.

Em maio, segundo o Instituto, houve um desagravamento na região noroeste do território e um agravamento na região sul, com cerca de 70% do território em seca moderada.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

O Boletim do IPMA hoje divulgado classificou a primavera 2017 como a terceira mais quente desde 1931, depois de 1997 e 2011, sendo a temperatura média do trimestre (março, abril e maio) superior ao normal.

"O valor da temperatura máxima do ar foi o segundo mais alto desde 1931", é indicado no documento, que realça também que "o valor médio da temperatura mínima do ar foi superior ao normal ".

No que diz respeito à precipitação, o IPMA indica que o valor médio no trimestre foi inferior ao valor médio correspondendo a 75% do valor normal.

Segundo o boletim climatológico sazonal, o mês de março foi classificado como normal em relação à precipitação e quente em quanto à temperatura do ar.

O mês de abril foi extremamente quente e seco, sendo o quinto mais quente enquanto o valor da temperatura máxima foi o mais alto desde 1931.

Em relação à precipitação, o mês de abril de 2017 foi o mais seco desde 1931, de acordo com o relatório.

O IPMA revela que em abril houve uma onda de calor, abrangendo uma grande extensão espacial (quase todo o território) e temporal (superior a 20 dias nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco), sendo considerada a mais significativa desde 1941.

O mês de maio foi classificado como "normal em relação à quantidade de precipitação e quente em relação à temperatura do ar, tendo sido o nono mais quente desde 1931.

Em maio, foi registada uma onda de calor ente os dias 20 e 27 nas regiões do interior Norte e Centro e Alentejo, com duração de seis a oito dias.

O IPMA destaca ainda no boletim de primavera que ocorreu queda de neve entre os dias 23 e 27 de março nas terras altas, atingindo cotas baixas, 400 a 500 metros de altitude no interior Norte.

O maior valor da temperatura máxima (37,9º) foi registado no dia 24 de maio em Pinhão (Vila Real) e a mínima (-4,9º) foi observado no dia 23 de março nas Penhas Douradas, na Serra da Estrela.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.