Bosch e Universidade do Minho vão recrutar 35 engenheiros e 59 bolseiros

Bosch e Universidade do Minho vão recrutar 35 engenheiros e 59 bolseiros
| Norte
Porto Canal

A multinacional Bosch e a Universidade do Minho vão dar início ao recrutamento de 35 engenheiros e 59 bolseiros no âmbito da parceria estabelecida entre ambas em 2012, que define um investimento de 19 milhões de euros até 2015.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Bosch Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, lembra que a referida parceria "tem como objetivo a investigação e desenvolvimento (I&D) de soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel e potenciar a cultura de inovação exportada pelo grupo a partir de Portugal para todo o mundo".

Considerado pelo Governo português como sendo de interesse estratégico nacional, O projeto de I&D será financiado através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

"A Bosch tem investido no desenvolvimento e produção de tecnologia e soluções inovadoras em Portugal porque acredita nas potencialidades do país. Portugal é uma localização importante para as operações da Bosch a nível global e este projeto conjunto com a Universidade do Minho vem corroborar esta importância. As instalações da Bosch em Braga são altamente competitivas em termos de qualidade e produtividade na Europa", explica Sven Ost, Administrador Técnico da Bosch em Braga.

Do lado da Universidade do Minho, o reitor António Cunha destaca que "este é um dos maiores e mais ambiciosos projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico realizados em Portugal".

Segundo António Cunha, o objetivo é o "desenvolvimento de produtos e soluções que abrirão novas perspetivas à mobilidade automóvel, revolucionando a relação entre o condutor, passageiros e veículo".

O projeto, esclarece o comunicado, "traz ainda a necessidade de reforçar as capacidades das instituições envolvidas para garantir o sucesso desta parceria estratégica" pelo que, adianta, "a Bosch e a Universidade do Minho vão dar início ao recrutamento de 35 engenheiros e 59 bolseiros no âmbito da parceria estabelecida entre ambas".

A empresa explana ainda que no âmbito do investimento em inovação e tecnologia da Bosch em Portugal, no último ano, o grupo "investiu fortemente na modernização das suas infraestruturas de produção e I&D, não só para levar a cabo os projetos supra mencionados, mas também para receber novos projetos de tecnologia de ponta nomeadamente na área de multimédia automóvel".

Para o administrador comercial da marca em Braga este investimento, de 19 milhões de euros até 2015, tem ainda uma outra função. "Damos uma resposta altamente competitiva às necessidades atuais e futuras do mercado e dos consumidores em todo o mundo", acrescentou Johannes Sommerhäuser.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.