Nova missão no Afeganistão vai ser "significativamente mais pequena" - NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 05 mai (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, adiantou hoje que a missão da organização após 2014, denominada "Resolute Support" (apoio firme), será "significativamente mais pequena" do que a atual e estará distribuída por cinco zonas do país.

"No final de 2014 haverá um ponto de viragem, as forças afegãs serão responsáveis pela segurança do seu país, pela liberdade e pelo futuro do seu país", afirmou o líder da Aliança Atlântica, durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, no final dos dois dias de reunião de ministros da Defesa da organização.

Rassmusen frisou que as autoridades afegãs "serão responsáveis", mas "não estarão sozinhas".

"A comunidade internacional apoiará o Afeganistão e a NATO fará a sua parte para apoiar o país e para que as forças sejam sustentáveis, para que tenham as capacidades necessárias", disse.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.