Supremo Tribunal de Justiça dá razão ao Santander Totta em dois contratos 'swap'

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O Supremo Tribunal de Justiça produziu duas decisões favoráveis ao Santander Totta relativas a dois contratos 'swap' com as empresas portuguesas Ropre e Inovacil, anunciou hoje o banco.

No que respeita à Ropre -- Têxteis e Confeções, com sede na Covilhã, o Supremo Tribunal de Justiça julgou o recurso de revista excecional interposto pelo Banco Santander Totta integralmente procedente, segundo o comunicado do banco.

"E, em consequência, revogou a decisão do Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que havia resolvido -- com fundamento na alteração anormal das circunstâncias -- o contrato de 'swap' celebrado entre o Banco Santander Totta e a Ropre com efeitos a partir" de 18 de março de 2011", lê-se no comunicado.

O Banco Santander Totta refere que o Supremo Tribunal de Justiça "considerou que, no caso concreto, a Ropre não alegou factualidade relacionada com a existência de um 'prejuízo grave' que permitisse o recurso ao instituto da alteração anormal das circunstâncias para resolver o contrato de swap em causa nos autos".

Quando à Inovacil, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou o juízo de improcedência da ação, que a empresa de construção civil interpôs contra o banco, proferido pelas instâncias anteriores.

De acordo com o Banco Santander Totta, o Supremo Tribunal de Justiça considerou "não se ter provado ter ocorrido erro sobre os motivos ou sobre as circunstâncias que constituem a base do negócio e a sua essencialidade" e "não ser possível enquadrar o caso no âmbito do regime das cláusulas contratuais gerais, porquanto não foram alegados nem provados factos que permitissem tal enquadramento".

Considerou também "não se ter provado qual foi o prejuízo concreto" para a Inovacil resultante do 'swap' celebrado, "não sendo possível, pois, considerar que desse contrato resultou um 'encargo' para a autora cuja exigência se pudesse haver (ou não) como 'gravemente lesiva das regras da boa fé', pressuposto essencial do direito potestativo de resolver o contrato por alteração anormal das circunstâncias".

Em 09 de julho de 2015, o Tribunal da Relação de Lisboa já havia rejeitado a anulação do contrato 'swap' de dois milhões de euros entre a Inovacil e o Santander Totta, confirmando a sentença do Tribunal Cível da Comarca de Lisboa de 22 de setembro de 2014.

Um 'swap' é um contrato de cobertura de risco que consiste em fixar uma taxa de juro de um empréstimo com a obrigação de uma das partes pagar a diferença entre a taxa fixa e taxa que varia de acordo com as taxas de juro de referência.

CSJ // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.