Idosos de Santa Marta de Penaguião vão à escola aprender a escrever

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, 08 dez (Lusa) -- Aos 79 anos, Maria do Carmo está a ir pela primeira vez à escola, em Medrões, Santa Marta de Penaguião, para aprender as letras, escrever o seu nome e concretizar um desejo de menina.

"Nunca pude ir à escola. Éramos seis irmãos e eu, como era a mais velha, a minha mãe pôs-me a servir aos nove anos", afirma a idosa à agência Lusa.

A septuagenária é uma das utentes do projeto social "Espaço Convívio", dinamizado pela Junta de Medrões e pela Câmara de Santa Marta de Penaguião que visa combater o isolamento dos idosos.

Os mais velhos estão a ocupar a instalações da desativada pré-escola e, entre as atividades desenvolvidas estão a alfabetização, a atividade física, desenhos, jogos ou passeios.

São três os alunos que estão a aprender a ler e a escrever. Maria do Carmo está a aprender a desenhar e as letras o seu nome. De tudo o que faz no Espaço Convívio, o que mais gosta é mesmo "escrever".

"Nem que faça mal, mas gosto de estar assim com esta coisa na cabeça, a escrever, a ver se consigo por o meu nome e conhecer mais algarismos", salienta.

A idosa gostava de ter ido à escola como iam as outras crianças no seu tempo de menina. No entanto garante que "nunca é tarde para aprender".

"Antes de vir para aqui, não sabia fazer nada e agora já vou fazendo alguns algarismos", frisa.

Ainda é com esforço que pega no lápis e vai desenhando e copiando as letras, mas é com muito orgulho que folheia o caderno para mostrar o trabalho feito.

Ana Cardoso é a professora destes alunos seniores. "São pessoas que nunca aprenderam a ler ou a escrever. Com a dona Maria do Carmo tento trabalhar mais a motricidade fina e a escrita do nome. São pessoas que têm muita vontade de aprender", salienta.

Depois da aula, a idosa segue para a sala ao lado para se juntar aos outros colegas que, por estes dias, se entretêm com atividades relacionadas alusivas ao tema do mês: o Natal, fazendo postais e enfeitando velas.

Maria da Conceição Pinto, 92 anos, é a mais velha do grupo. Vive sozinha e, por isso, sempre que pode, vai ao Espaço para aprender "alguma coisita". "Gosto muito de estar aqui ao pé das minhas colegas, embora não faça quase nada estou distraída", afirma, entre sorrisos envergonhados.

Arcília Anjos, 86 anos, gosta mais da ginástica porque a ajuda a sentir-se melhor. "Mexo-me mais", garante.

Jorge Augusto, 76 anos, concilia o trabalho na vinha, onde vai tesourando as vides, com as atividades neste grupo. "Sou viúvo e venho para aqui distrair-me um pouco e ver os meus colegas porque, se não for aqui, passa-se quase todo o ano sem nos vermos uns aos outros", refere.

Maria de Fátima, 59 anos, garante que neste Espaço estão sempre ocupados e a fazerem coisas novas. "Também conversamos muito e jogamos às cartas, ao bingo ou ao dominó", frisa.

Ana Cardoso também desempenha o importante papel de ouvinte destes idosos. "Porque muitas vezes o que eles procuram é alguém que os ouça", frisa.

O presidente da Junta de Medrões sublinha que o Espaço Convívio visa "combater o isolamento dos mais idosos". Muitos dos participantes do projeto vivem sozinhos.

"Estando aqui estão mais aconchegados, estão seguros e aprendem a fazer algumas coisas, como a ler, escrever e trabalhos manuais", salienta.

O autarca quer ainda incrementar mais atividades, como a informática, música e até a culinária, trazendo uma cozinheira profissional para ensinar a preparar pratos saudáveis e baratos.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.