Situação nos portos espanhóis regressa a pouco e pouco à normalidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 21 jun (Madrid) -- A normalidade está hoje a regressar, a pouco e pouco, aos portos espanhóis à medida que os estivadores em greve chegam a acordo com as empresas do setor e retomam a atividade.

Apesar da greve intermitente em curso, os sindicatos decidiram deixar de lado a associação patronal Anesco, cuja última proposta apresentada na terça-feira foi recusada, e estão a negociar diretamente com as empresas presentes em cada porto.

Os estivadores só mantêm a greve com as empresas que não garantem a totalidade do emprego, uma atitude que o patronato considera ser de chantagem.

Segundo a agência Efe, os portos de Algeciras, o que tem maior tráfego em Espanha, e de Valência, estão a regressar à normalidade.

Quanto ao Porto de Barcelona, 95% da sua atividade já se realiza normalmente depois de muitas empresas se terem afastado da Anesco e negociado diretamente com os sindicatos.

Os estivadores suspenderam desde hoje todas os dias previstos de greve nos portos das Canárias, depois de terem chegado a acordo com as empresas do setor do arquipélago, ainda segundo a Efe.

Por outro lado, os trabalhadores do porto de Bilbao voltaram a fazer greve à espera de chegar a acordo com as quatro empresas que operam nessa cidade.

A greve também voltou a paralisar a atividade do porto de Santander, enquanto os sindicatos esperam pela resposta às suas propostas.

Nas Astúrias, a situação é variada, com os estivadores a fazer greve no porto de Avilés, ao contrário do que acontece em Gijón.

O parlamento espanhol aprovou em maio o real decreto-lei proposto pelo Governo que liberaliza o trabalho dos estivadores que, na altura, marcaram a sua oposição ao projeto e convocaram uma greve.

A legislação aprovada prevê que patronato e trabalhadores devem ainda chegar a um acordo coletivo que regulamente os casos em que um estivador que mude de empregador possa manter as mesmas condições laborais (como salário, categoria e antiguidade) do contrato inicial.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.