Sindicato dos impostos vai usar fundo de greve pela primeira vez na próxima paralisação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 6 dez (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) vai recorrer pela primeira vez ao fundo de greve na paralisação de três dias que tem marcada para 19, 20 e 23 de dezembro, segundo um comunicado da instituição.

O fundo de greve conta com cerca de 1,5 milhões de euros, disse à Lusa o presidente do STI, Paulo Ralha.

O presidente do STI adiantou ainda que as datas da greve foram hoje confirmados no XII Congresso Ordinário do STI, acabando por não se decidir um prolongamento do protesto por mais de três dias.

As datas da greve coincidem com o fim do 'perdão fiscal' concedido pelo Governo a particulares e empresas com dívidas fiscais e à Segurança Social" e que as regularizem até dia 20 de dezembro deste ano.

"Contamos ter uma boa adesão", disse Paulo ralha, justificando esta opinião com a possibilidade de os trabalhadores em greve poderem compensar a perda de salário devido á paralisação com o fundo de greve.

A greve abrange os trabalhadores das repartições de Finanças, dos postos, delegações e alfândegas de todo o país e pretende mostrar ao Governo o seu descontentamento com a perda de rendimento e a falte de progressão de carreira.

VP (SMS) // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.