Apenas três concelhias PS no interior do distrito do Porto não repetem candidatos

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 06 out (Lusa) - Nas oito concelhias do PS do interior do Porto que no sábado têm eleições internas só Penafiel, Amarante e Lousada não repetem os candidatos, segundo dados da Federação Distrital.

Dados da Federação do PS/Porto indicam que nas oito concelhias do PS do interior do Porto que no sábado têm eleições internas só Penafiel, Amarante e Lousada não repetem os candidatos

Nas demais estruturas concelhias, todos os atuais dirigentes se propõem ser reeleitos, sendo que, no Marco de Canaveses, o atual presidente da comissão política, Agostinho Pinto, terá uma lista adversária encabeçada por Cristina Vieira, atual autarca na Junta de Soalhães.

Esta disputa eleitoral vai ocorrer após um período em que o partido apresentou algumas divisões que levaram à expulsão de cerca de 25 militantes que apoiaram o dissidente Artur Melo na sua candidatura independente à câmara.

Entre as oito concelhias do interior do distrito, só no Marco de Canaveses é que se apresentam duas listas.

Em Amarante, único concelho da região que, nas últimas autárquicas, o PS perdeu para o PSD em termos de liderança da câmara municipal, a lista concorrente é liderada por Américo Paulo, ex-presidente da Junta de Cepelos.

Em Lousada, o atual líder e presidente da câmara, Pedro Machado, não se recandidata como cabeça-de-lista, deixando esse estatuto para o antigo vereador José Santalha. Contudo, Pedro Machado integra o grupo que concorre àquela concelhia, que tem como mandatário o ex-presidente da edilidade, Jorge Magalhães.

Em Penafiel, o atual líder, André Ferreira, que foi o cabeça-de-lista nas autárquicas, perdendo para a coligação PSD/CDS, vai deixar o cargo, que passará a ser desempenhado por Fernando Malheiro. André Ferreira apoia, porém, esta candidatura, sendo o seu mandatário.

Em Baião, concelho liderado por José Luís Carneiro em termos autárquicos, a presidência da estrutura partidária socialista vai manter-se com Paulo Pereira, atual vice-presidente da câmara.

Em Felgueiras, onde o PS sofreu uma das derrotas mais pesadas nas últimas autárquicas, recandidata-se Eduardo Bragança, atual vereador da oposição, que vai iniciar o seu terceiro mandato como líder concelhio socialista.

Também quem se recandidata à liderança é o atual líder em Paços de Ferreira, Paulo Sérgio Barbosa, acumulando com o cargo de vice-presidente da câmara. Os socialistas ganharam, pela primeira vez, as eleições autárquicas naquele concelho, com uma candidatura liderada pelo independente Humberto Brito.

Em Paredes, Alexandre Almeida, recandidata-se para um mandato de quatro anos na liderança de um partido que esteve muito próximo de conquistar as últimas autárquicas. Alexandre Almeida é o primeiro vereador da oposição na câmara local.

Em Celorico de Basto, concelho do Tâmega e Sousa, mas integrado no distrito de Braga, não haverá eleições no sábado, porque a estrutura local do PS não conseguiu reunir o número mínimo de militantes para constituir lista. A concelhia será liderada por uma comissão administrativa constituída por acordo com a Federação de Braga, disse à Lusa um dirigente local.

O mandato dos órgãos que saírem das eleições de sábado é de quatro anos, significando que serão aqueles dirigentes a conduzirem a preparação do próximo processo de candidaturas autárquicas.

APM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.