Melhoria da perspetiva do 'rating' é reconhecimento do "enorme esforço" de Portugal - Centeno

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jun (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que a melhoria da perspetiva do 'rating' de Portugal pela agência Fitch é "mais um reconhecimento do enorme esforço" feito na economia e nas contas públicas.

"É um sinal, mais um, do reconhecimento do enorme esforço que tem sido materializado nos resultados económicos que têm sido conhecidos e no rigor das finanças públicas que Portugal tem vindo a desenvolver", disse o governante à Lusa, em Lisboa, à chegada do Conselho dos Ministros das Finanças da União Europeia, que hoje se realizou no Luxemburgo.

Centeno disse que o Governo continuará a trabalhar nas metas já traçadas de crescimento da economia e consolidação orçamental, acreditando que esse caminho "significará no futuro que haverá mais revisões de perspetivas das restantes agências e mesmo uma alteração do 'rating' da República".

A agência de notação financeira Fitch melhorou hoje a perspetiva do 'rating' da República Portuguesa de "estável" para "positiva", abrindo caminho a uma alteração do 'rating' que para já continua em 'BB+', ainda em nível de 'não investimento' (vulgarmente chamado de 'lixo').

Além da Fitch, as agências Moody's e Standard and Poor's (S&P) também atribuem a Portugal o nível de 'lixo', o que encarece os custos do financiamento do Estado e das empresas portuguesas.

IM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.