Mais de 130 mortos em confrontos de quinta-feira na República Centro-Africana

| Economia
Porto Canal / Agências

Bangui, 06 dez (Lusa) - Mais de 130 pessoas morreram nos confrontos entre milícias e as forças de segurança registados, esta quinta-feira, na capital da República Centro-Africana, Bangui, confirmou hoje a Cruz Vermelha.

"Registámos mais de 130 mortos até à noite passada, mas não visitámos todas as zonas dos combates. Neste momento, não podemos 'fechar' a lista" de vítimas mortais, indicaram fontes do organismo à agência Efe.

O número supera largamente o divulgado, esta quinta-feira, pela Médicos Sem Fronteiras, cujo balanço apontava para pelo menos 50 mortos e cerca de cem feridos, enquanto as autoridades estimaram o número de vítimas mortais em pelo menos mais de uma centena.

Esta manhã, a capital da República Centro-Africana acordou com alguns incidentes violentos em distritos a sul, tendo-se registado rixas durante a noite noutros lugares da cidade, segundo constatou a agência noticiosa espanhola.

Vários testemunhos do norte, oeste a sul de Bangui asseguraram à Efe que membros do grupo rebelde Séléka - cujo líder Michel Djotodia, exerce como presidente a transição da República Centro-Africana - têm cometido abusos nessas zonas.

O Ministério de Segurança Pública anunciou, entretanto, o encerramento das fronteiras com a República Democrática do Congo, a partir de hoje e até novo aviso.

A situação continua complicada na capital, apesar de o Presidente francês, François Hollande, ter anunciado, esta noite, o arranque "imediato" da ação militar, depois da aprovação de uma resolução pelo Conselho de Segurança da ONU que autoriza Paris a utilizar a força na República Centro-Africana.

O chefe de Estado indicou que a França conta já com 650 militares no terreno, um contingente que espera duplicar "nos próximos dias, para não dizer nas próximas horas", com um único fim: "salvar vidas".

As declarações de Hollande foram feitas horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter autorizado a intervenção de forças francesas na República Centro-Africana em apoio a uma força pan-africana para restaurar a segurança na antiga colónia francesa.

A resolução, aprovada por unanimidade, autoriza os soldados franceses a "tomarem todas as medidas necessárias para apoiar a Misca (força africana na República Centro-Africana) no cumprimento do seu mandato".

A Misca poderá agir "por um período de 12 meses" e tem por missão "proteger os civis, restabelecer a ordem e a segurança, estabilizar o país" e facilitar a distribuição de ajuda humanitária na República Centro-Africana.

O país de 4,5 milhões de habitantes mergulhou no caos desde o golpe de Estado de março realizado pela coligação rebelde Séléka, com origem na minoria muçulmana, que afastou o Presidente François Bozizé.

A resolução prevê igualmente a eventual transformação da Misca numa força de paz da ONU, a qual terá de ser aprovada pelo Conselho de Segurança, devendo o secretário-geral das Nações Unidas preparar um relatório sobre a questão nos próximos três meses.

O documento aprovado prevê ainda a criação de uma comissão de inquérito sobre os direitos humanos e um embargo de um ano às armas para o país.

DM (SCA/PAL) // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.