Protestos no Brasil em Junho colocaram Mundial "tecnicamente" em risco -- FIFA

Protestos no Brasil em Junho colocaram Mundial "tecnicamente" em risco -- FIFA
| Desporto
Porto Canal

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, admitiu na quinta-feira que uma eventual suspensão da Copa das Confederações, disputada em junho durante a vaga de protestos sociais que tomou o país, colocava "tecnicamente" em risco a realização do Mundial de 2014.

"Tecnicamente falando, se a Copa das Confederações não fosse organizada até ao fim, poderia não haver Mundial no Brasil em 2014", disse Valcke, numa entrevista ao canal desportivo de televisão ESPN.

A Copa das Confederações foi disputada durante as manifestações populares, muitas delas violentas, que se intensificaram uma semana antes do torneio, inicialmente por descontentamento com o aumento dos preços dos transportes públicos em São Paulo e, depois, por outras reivindicações sociais noutras cidades.

Com a visibilidade internacional por causa do torneio, conquistado pelo anfitrião Brasil numa final com a Espanha, e com as manifestações junto dos estádios em quase todos os jogos, tanto o Governo brasileiro, como a Federação Internacional, temeram pela segurança, reconheceu Valcke.

"Na noite de 20 de junho, as coisas atingiram o auge. Lembro-me de estar frente à televisão e de estar sempre em contacto com Luis Fernandes (vice-ministro do Desporto) e com o pessoal de segurança até às quatro da manhã", contou Valcke.

O secretário-geral da FIFA, lembrou que na manhã de 21 de junho foi realizada uma reunião de crise para abordar a situação no Brasil.

Na reunião entre a FIFA, o Governo e o Comité Organizador, "tomou-se uma decisão com todas as instituições de segurança para decidir: 'não (suspender a Copa das Confederações), nós vamos organizar o torneio até ao final", adiantou Valcke.

"Seria a pior coisa se tivéssemos que tomar a decisão de adiar a Copa das Confederações da FIFA. Seria o pior para o Brasil, não só para a FIFA", disse.

O sorteio dos grupos do Mundial de futebol de 2014 está agendado para hoje na Costa do Sauípe, no estado da Bahia.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

FC Porto (Basquetebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Imortal

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Imortal (sexta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal), referente ao jogo 1 dos quartos de final dos play-offs da Liga Portuguesa de basquetebol.