Príncipe William "extremamente triste" à saída de filme sobre Madiba

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 06 dez (Lusa) - O príncipe William de Inglaterra considerou hoje "extremamente triste e trágica" a notícia da morte de Nelson Mandela, que recebeu quando assistia à estreia de um filme sobre a vida do ex-presidente sul-africano em Londres.

Zindzi Mandela, uma das filhas do líder sul-africano, também assistiu à estreia de "Mandela: Longo Caminho para a Liberdade" e ao entrar para a sala de cinema insistira que o pai estava "bem, mas frágil" e que esperava vê-lo.

William soube da morte de Mandela durante a exibição e fez uma curta declaração após cumprir dois minutos de silêncio no final do filme.

"Acabámos de ser recordados de quão extraordinário e inspirador era Nelson Mandela e os meus pensamentos e orações estão com ele e com a sua família, disse o príncipe, ao lado da mulher, Catherine.

Segundo a AFP, esta será a primeira vez que um membro da família real dá uma resposta não redigida a uma grande concentração de jornalistas.

O Daily Expresso relata que os espetadores que assistiram à estreia do filme saíram do cinema em silêncio e "em choque".

O filme, que tem o ator Idris Elba como Mandela, estreia este mês em Portugal.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

FPA // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.