FNE congratula-se com retoma de obras em escola de Oliveira de Frades

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 05 dez (Lusa) - O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE) congratulou-se hoje com a retoma das obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades a partir de janeiro, prevendo o seu "funcionamento em pleno" no próximo ano letivo.

"A direção da escola de Oliveira de Frades informou que as obras reiniciam em janeiro, tendo o prazo previsto de seis meses de execução. Estima-se que esteja a funcionar em pleno no início do próximo ano letivo", avançou.

No final de uma visita à sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, que decorreu durante a manhã, João Dias da Silva recordou que as obras no edifício, que foram alvo de uma intervenção no âmbito da Parque Escolar, foram interrompidas há cerca de três anos.

"A escola tem estado a funcionar a meio gás, faltando concluir o pavilhão desportivo, um espaço destinado a laboratórios e ainda algumas salas de aulas", descreveu.

De acordo com o responsável da FNE, a escola tem atualmente 11 contentores com alunos em aulas ou destinados a laboratórios, que permitem garantir o seu funcionamento.

"Os alunos precisam também de sair da escola para a prática de exercício", acrescentou.

A garantia de que as obras serão retomadas em janeiro de 2014 "é uma boa notícia", sublinhando que só agora "se começa a ver luz ao fundo do túnel".

"Seria desejável que as obras fossem terminadas o mais rápido possível, pois é necessário colocar a escola a funcionar em pleno", referiu.

No entanto, alertou que é preciso ter em atenção que, com a pressa, a qualidade da construção não seja posta em causa.

O secretário-geral da FNE apontou ainda o dedo ao facto de a escola ter várias turmas com 30 alunos.

"É um ponto que é transversal a outras escolas do país, mas com o qual não concordamos, pois os professores não conseguem dar um acompanhamento de qualidade a tantos alunos", concluiu.

Durante a manhã, João Dias da Silva reuniu ainda com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, com quem trocou "opiniões sobre o setor da educação e algumas iniciativas da autarquia que visam combater o abandono escolar".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.