Matosinhos aguarda "luz verde" da tutela para arrancar com acesso da A28 ao hospital

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 29 mai (Lusa) -- A Câmara Municipal de Matosinhos vai construir o acesso de emergência da A28 ao Hospital Pedro Hispano, no sentido norte-sul, aguardando apenas a "luz verde" da tutela, adiantou hoje à Lusa o vereador dos Transportes e da Mobilidade.

Esta obra é de "extrema importância e urgência", referiu José Pedro Rodrigues, sublinhando ser uma reivindicação de anos porque, diariamente, as ambulâncias em emergência têm dificuldades para chegarem à unidade de saúde, devido ao frequente congestionamento de trânsito na rotunda AEP.

A minuta do Acordo de Gestão a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o município de Matosinhos relativamente ao acesso do IC/A28 ao serviço de urgência do Hospital Pedro Hispano será votada na terça-feira, na reunião pública do executivo municipal.

A saturação "quase" permanente da rotunda AEP causa um "enorme" constrangimento dos veículos de emergência, colocando "constantemente" em risco a vida dos pacientes transportados, referiu o vereador da CDU, acrescentando que com esta obra se pode estar a "salvar vidas".

Recordando que este é um problema antigo com o qual o concelho se depara, José Pedro Rodrigues salientou que a autarquia apresentou um projeto de execução à IP que o aprovou após verificar que a solução é adequada, visa a garantia das condições de sustentabilidade ambiental, a fluidez de trânsito e segurança de circulação, faltando apenas a "luz verde" da tutela para dar início à obra.

A empreitada terá um investimento de 120 mil euros assumido pelo município de Matosinhos, no distrito do Porto, ficando o IP de ressarci-lo "no âmbito da despesa ou investimentos no território municipal", salienta a proposta a que a Lusa teve acesso.

A solução apresentada prevê a construção de um corredor na A28, no sentido norte-sul, para fazer a ligação à zona da urgência do hospital, com acesso exclusivo a ambulâncias em serviço de emergência, havendo um controlo de vigilância centralizado que garante que o acesso é feito exclusivamente pelos veículos a que está destinado.

Por aquele troço da A28 circulam, em média, cerca de 50 ambulâncias em marcha de emergência médica por dia, correspondendo a quase 1.500 por mês, disse José Pedro Rodrigues.

O vereador dos Transportes e da Mobilidade relembrou que o troço do IC1/A28 em questão foi alvo, ao longo de mais de uma década, de sucessivos projetos de alargamento e de reperfilamento, tendo em 2009 sido elaborado pela Estradas de Portugal (EP) um projeto de alargamento da plataforma viária que nunca chegou a ser concretizado.

"Mantendo-se o problema por resolver, desde então o município encetou um conjunto de reuniões de negociação e de articulação (...), tendo sido consensualizada uma solução que permitiu encarar e resolver definitivamente o problema para uma ligação de ambulatório de emergência", lê-se na proposta.

SYF // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).