Costa adverte que manutenção da confiança no país é fator "absolutamente crítico"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bragança, 26 mai (Lusa) - O secretário-geral do PS advertiu hoje que a manutenção de um clima de confiança económico-financeira no país é um "fator absolutamente crítico" para o futuro de Portugal, salientando que o Governo tem de prosseguir este caminho.

Esta mensagem foi deixada pelo líder socialista e primeiro-ministro na primeira parte do seu discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS - parte que incidiu mais sobre fatores políticos, económicos e financeiros da atual conjuntura nacional.

O primeiro-ministro voltou a referir-se ao "momento importante" que constituiu a proposta da Comissão Europeia para que Portugal saia do Procedimento por Défice Excessivo, considerando que se "trata de um ponto de viragem".

"Foi um voto de confiança na economia portuguesa e na capacidade de Portugal ter virado uma página no quadro de dificuldades financeiras, orçamentais e económicas que enfrentou nos últimos anos. Foi uma decisão fundamental para podermos melhorar a nossa reputação internacional, para termos melhores condições para financiar a nossa economia, para gastarmos menos recursos com o serviço da dívida e para continuarmos a reforçar a capacidade de o país atrair investimento", declarou

A seguir, António Costa deixou um conjunto de avisos: "E é este trabalho de continuarmos a reforçar a confiança que é absolutamente crítico para termos sucesso nesta governação".

"Porque é por haver confiança que há investimento e é graças ao investimento que tem havido crescimento e criação de emprego. É esse o caminho que temos de prosseguir", frisou.

No dia em que o seu Governo completou ano e meio de funções, António Costa defendeu que a principal "conquista" do seu executivo foi "a devolução de previsibilidade e de tranquilidade às famílias portuguesas, que deixaram de viver com o credo na boca por não saberem o que lhes aconteceria no dia seguinte".

"Serenamente, com segurança, foi-se restabelecendo a normalidade. As pensões e os vencimentos não são cortados, o que se promete é cumprido e há um quadro de normalidade de tranquilidade no país. As leis não violam a Constituição, os órgãos de soberania não se guerreiam entre si e há diálogo social - é uma conquista da maior importância", acentuou.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.