Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em sete distritos e na Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- Sete distritos de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje com risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Em Portugal continental, estão em risco 'Muito Elevado' de exposição aos UV os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

Já em risco 'Elevado' estão nove distritos: Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima, céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros ao final da tarde, que poderão ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

A temperatura mínima também vai descer e o vento vai soprar fraco (inferior a 15 km/h) a moderado (20 a 30 km/h).

As cidades mais quentes vão ser Évora e Beja (32º), as únicas onde a temperatura máxima vai ultrapassar os 30º.

Castelo Branco e Santarém vão registar uma temperatura máxima de 29º, Portalegre 28º, Leiria e Lisboa 27º, Coimbra 26º, Faro 25º e o Porto vai ficar-se pelos 23º, assim como a Guarda.

Nas ilhas, os Açores terão temperaturas máximas a rondar os 19º em Ponta Delgada e os 20º em Santa Cruz e a Madeira não vai ultrapassar os 23º.

SO // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.