Cimpor reduz prejuízo para 34,4 ME no primeiro trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- A Cimpor registou um prejuízo de 34,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, abaixo dos resultados líquidos negativos de 40,7 milhões de euros verificados em igual período do ano passado, anunciou hoje a cimenteira.

Na informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cimpor adianta que as vendas atingiram 5,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre e que "a crise no Brasil, o ajuste económico no Egito e o contexto adverso em Moçambique penalizaram a procura de cimento e levaram à queda de vendas consolidadas de 6,8%".

Já o volume de negócios "manteve-se no nível" do primeiro trimestre de 2016, passando de 454,1 milhões de euros para 452,9 milhões de euros.

"As condições favoráveis do mercado na Argentina, a capacidade de entrega no Paraguai, a recuperação de Portugal e a dinâmica operacional da África do Sul, associadas ao ajuste do preço médio (+ 10%) atenta a inflação dos custos, compensaram o decréscimo dos volumes vendidos", refere a Cimpor.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 5% face trimestre homólogo do ano anterior, para 89 milhões de euros, "beneficiando das iniciativas de aumento de eficiência implementadas nos últimos dois anos".

A Cimpor precisa que "as iniciativas de eficiência progrediram ainda tendo implicado custos não recorrentes de 4,5 milhões de euros em indemnizações e compensações -- maioritariamente registados no Egipto (2,8 milhões de euros). Excluindo estes custos não recorrentes, o EBITDA teria atingido 88,6 milhões de euros, crescendo 9%".

Os resultados financeiros "melhoraram 18% face ao primeiro trimestre de 2016, dado não terem sido negativamente afetados por efeitos cambiais", sendo negativos em 62,1 milhões de euros.

A dívida líquida aumentou 4% para 3.509 milhões de euros, "refletindo o fluxo de caixa negativo (-102 milhões de euros) justificado pela sazonalidade, pela política de gestão ativa de 'stocks' e capex requerido", refere a empresa.

"A reforçada estratégia comercial combinada com o fortalecimento do programa de eficiência iniciado no final de 2015 -- compreendendo uma adaptação da rede industrial, otimização da matriz energética e redesenho das funções de suporte às operações -- dotaram a Cimpor da requerida flexibilidade para ajuste ao contexto presente e captura de oportunidades de mercado", lê-se na informação.

No caso específico da atividade em Portugal, "a procura local recuperou, permitindo um aumento de 24% nas vendas de cimento e clínquer no mercado local, enquanto a recuperação das exportações se viu adiada, limitando o aumento do volume de negócios a 14%" para 61 milhões de euros.

CSJ // ATR

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