Presidente dos Vinhos Verdes garante cumprir a lei no Alvarinho e não se demite

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 24 mai (Lusa) - O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) garantiu hoje o "cumprimento integral da lei" na rotulagem do vinho Alvarinho e rejeitou a demissão do cargo pedida pelo presidente da Câmara de Melgaço.

"Não há motivo nenhum para me demitir. O senhor presidente da Câmara de Melgaço não vota nem é chamado a decidir quem preside à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Se conseguir ser reeleito para a Câmara de Melgaço já será uma sorte", afirmou hoje à Lusa Manuel Pinheiro.

O presidente da Câmara de Melgaço exigiu hoje a demissão do presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) na sequência do que classificou de "violação" da legislação que regulamenta o alargamento da produção de Alvarinho.

O autarca socialista Manoel Batista disse que "grandes empresas de fora da sub-região Monção e Melgaço já estão a rotular vinho Alvarinho verde", considerando tratar-se de "uma clara violação do espírito do acordo".

"Se há rotulagem que foi emitida pela região dos vinhos verdes, o seu presidente não tem condições para continuar no exercício do cargo e deve demitir-se", frisou hoje à Lusa o socialista Manoel Batista.

Na reação, Manuel Pinheiro afirmou que o autarca socialista "desconhece as regras aplicáveis ao vinho e que os rótulos que menciona cumprem integralmente o previsto na lei".

"Convido o senhor presidente da Câmara de Melgaço a desloca-se à CVRVV para uma reunião, após as eleições autárquicas. Calculo as dificuldades que o senhor presidente da Câmara de Melgaço esteja a ter na sua candidatura autárquica mas é um problema que deve resolver em Melgaço", sustentou Manuel Pinheiro.

Em causa está o acordo alcançado a 13 de janeiro de 2015 pelo Grupo de Trabalho do Alvarinho (GTA), constituído pelo anterior Governo para negociar a denominação daquele vinho. O GTA foi liderado pela CVRVV, defensora do alargamento da produção daquele vinho aos 47 municípios que a integram.

Além da demissão daquele responsável, o autarca de Melgaço - município que juntamente com o concelho vizinho de Monção integra, desde 1908, a sub-região demarcada do Vinho Alvarinho - disse que "vai exigir ao Governo a revisão da legislação".

O acordo do vinho Alvarinho prevê a utilização pelos produtores de Monção e Melgaço de um "selo de garantia". Determina ainda um período transitório de seis anos durante o qual Monção e Melgaço, concelhos que juntos constituem a sub-região que até agora detinha a exclusividade de produção de Alvarinho, vão dispor de um montante de três milhões de euros para investir em promoção.

O acordo foi aceite pelo município de Monção, concelho com cerca de 900 hectares de terrenos dedicados exclusivamente à produção daquele vinho.

Já os produtores de Melgaço, acionistas da empresa "Quintas de Melgaço", cuja maioria do capital é detido pela autarquia local, contestam o acordo por considerarem que "prejudica" a sub-região.

Naquele concelho há cerca de 450 hectares ocupados pela produção de Alvarinho.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.