Omar Souleyman e Sensible Soccers presentes no novo "Gaia Todo Um Mundo" em junho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 22 mai (Lusa) - O sírio Omar Souleyman e os portugueses Sensible Soccers são alguns dos artistas que vão passar pelos palcos do "Gaia Todo Um Mundo", fórum internacional apresentado hoje e que decorre de 15 a 18 de junho.

No ano de arranque de um evento que junta pensamento, música, arte urbana, marionetas e dança, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai dedicar quatro dias à discussão do tema "Desenvolvimento Sustentável - Alterações Climáticas".

De acordo com a apresentação feita pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e por uma das responsáveis da organização, Ana Carvalho, a ideia passa por juntar pensadores, ativistas e artistas, aproximando-os do público, mas sem descurar a população local.

"O objetivo passa pela criação de públicos, mas pretendemos que os autóctones, que carregam em si a parte identitária do território, façam parte do evento. Queremos uma simbiose o mais perfeita possível entre o turismo e o contexto local", disse o autarca, frisando que a iniciativa surge no âmbito da nova marca do concelho apresentada há cerca de um ano.

Marcado para 15, 16, 17 e 18 de junho, este fórum internacional vai decorrer no centro histórico de Gaia, em ruas, largos e armazéns, mas tendo como epicentro o Convento Corpus Christi.

À margem da apresentação Eduardo Vítor Rodrigues revelou que o evento custará cerca de 160 mil euros à autarquia e que "se pretende que ganhe regularidade".

"Atualmente temos mais de um milhão de pessoas a visitar as caves do Vinho do Porto. Queremos levar os turistas a conhecer outros locais, nomeadamente a parte alta da cidade, mas também reavivar a função cosmopolita do centro histórico", descreveu o presidente da Câmara.

Esta tarde foram revelados alguns dos nomes do "cartaz musical", sendo que ao sírio Omar Souleyman e os portugueses Sensible Soccers, somam-se Bitori (Cabo Verde), Bonga (Angola) e Sauda Á Group (França), entre outros.

No campo do "Pensar" foi destacada a presença de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente, e de Geoffrey Lean, anunciado como o primeiro jornalista a escrever sobre a área ambiental.

Já na arte urbana, estão confirmadas intervenções de Andreco, Pastel, Isaac Cordal, Pascal Ferreira e Miguel Januário, tendo Ana Carvalho revelado que aos artistas foi pedido que "os trabalhos refletissem o tema do evento deixando marca no território".

Somam-se as áreas da dança e a rota das marionetas, esta última mais direcionada às famílias, um encontro de coros, baile de encerramento com a comunidade e tributo à memória local e zona de petiscos.

A organização do "Gaia Todo Um Mundo" fala em mais de 20 nacionalidades dos cinco continentes distribuídas por 72 ações.

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.