Professores do ensino artístico em greve a partir de 07 de junho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou hoje o pré-aviso de greve para os docentes do ensino artístico especializado, com incidência nas avaliações, a partir de 07 de junho.

A medida visa contestar a exclusão destes professores do processo de vinculação extraordinária.

O assunto tem sido exposto pela federação sindical à tutela, tendo sido realizadas duas concentrações em frente ao Ministério da Educação para tentar sensibilizar os decisores políticos.

Na ausência de resposta, a Fenprof decidiu entregar o pré-aviso de greve, uma hipótese que esteve sempre presente nos últimos meses, nomeadamente na manifestação realizada no mês passado, em que os professores fizeram desfilar uma faixa com 550 metros pelas ruas de Lisboa, entre o Ministério da Educação e o parlamento.

"Caso a solução não surja, em 07 junho iniciar-se-á a greve nos conservatórios de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, no Agrupamento de Escolas da Bemposta (concelho de Portimão) e, ainda, nas escolas António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto)", anunciou a Fenprof em comunicado.

De acordo com a estrutura sindical, esta greve, numa primeira fase, poderá prolongar-se, "no mínimo, até 16 de junho".

AH // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.