Rendas condicionadas sobem entre 7,85 e 6,22 euros - Diário da República

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 dez (Lusa) -- Os valores da renda condicionada vão ter um aumento entre 7,85 e 6,22 euros em 2014, segundo a portaria hoje publicada em Diário da República, que fixa o preço da habitação neste regime por metro quadrado.

A renda condicionada assenta no valor da casa, ao qual é aplicada uma certa taxa de rendimento.

Para o cálculo da renda condicionada para o próximo ano, o preço por metro quadrado na zona I (sedes de distrito, municípios das Regiões Autónomas e áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto) será de 801,06 euros, enquanto no ano passado era de 793,21 euros.

Na zona II, correspondente a 30 municípios como Abrantes, Elvas, Peniche, Sines, Torres Vedras ou Vizela o valor em 2014 é de 700,24 euros, mais 6,86 euros que em 2013 (693,38 euros).

Nos municípios da zona III, o preço estipulado por metro quadrado é de 634,41 euros, mais 6,22 euros que no ano passado (628,19 euros).

A renda condicionada é aplicável, por exemplo, nos arrendamentos transmitidos para familiares do arrendatário inicial, nos arrendamentos celebrados em fogos que tenham sido construídos para fins habitacionais pelo Estado, institutos públicos e autarquias locais, que tenham sido vendidos e posteriormente arrendados, e nos arrendamentos de fogos construídos por cooperativas ou associações de moradores que tenham usufruído de subsídios públicos.

Na zona I incluem-se sedes de distrito, municípios das Regiões Autónomas, bem como Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

A zona II abrange Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela, Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela.

A zona III refere-se aos restantes municípios do continente.

PL (RCR) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.