Moçambique tem de enfrentar pressões para realizar reformas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ahmedabad, Índia, 22 mai (Lusa) - O relatório sobre as Perspetivas Económicas Africanas considera que o Governo moçambicano tem de enfrentar as pressões internas, melhorar a governação e garantir a consolidação orçamental necessária para relançar o crescimento económico.

"Uma perspetiva de consolidação orçamental credível é crucial para garantir a sustentabilidade da dívida, assente na reestruturação da dívida comercial", refere o relatório hoje divulgado em Ahmedabad, na Índia.

"A determinação política necessária vai enfrentar resistência interna, particularmente quando lidar com questões de governabilidade e responsabilização, e na resolução do conflito político-militar, acrescenta o documento produzido pelo Banco Africano para o Desenvolvimento, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e Nações Unidas.

De acordo com os peritos destas entidades, Moçambique registou um abrandamento económico para 4,3% no ano passado, mas vai acelerar já este ano para 5,5% e expandir este crescimento para 6,8% no próximo ano.

"Uma recuperação nas exportações de carvão e eletricidade, em conjunto com o previsível início de um projeto de gás natural ao largo da costa", serão os principais alicerces do crescimento moçambicano, ainda assim abaixo da média dos últimos anos.

No passado recente, "as receitas tradicionais de exportações caíram devido ao abrandamento da procura mundial", e os fenómenos meteorológicos também afetaram a produção agrícola, o que, juntamente com os constrangimentos logísticos criados pelo conflito político militar interno, expuseram as vulnerabilidades de Moçambique.

A médio prazo, concluem os analistas, "a diversificação da base produtiva interna é o caminho para o desenvolvimento inclusivo e a resiliência económica".

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.