Dezenas de empresas de calçado inscreveram-se na associação empresarial de Felgueiras

| Economia
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 04 dez (Lusa) - Sete dezenas de fábricas de calçado de Felgueiras, com uma faturação global superior a 50 milhões de euros, inscreveram-se este ano na associação empresarial local, o que "prova o dinamismo do setor", disse à Lusa fonte da direção.

"O concelho, sobretudo o setor do calçado, está a atravessar um bom momento, com resultados muito positivos. Sentimos isso todos os dias na nossa associação", destacou Nuno Fonseca, presidente da Associação Empresarial de Felgueiras.

Para o dirigente, é importante que os empresários se interessem pela atividade da sua associação e que "se revejam nela enquanto agente ativo de defesa e promoção da economia de Felgueiras".

Os cerca de 70 novos associados, de vários setores, são responsáveis por darem emprego a mais de 1.000 pessoas, registando um crescimento anual superior a 5% no volume de negócios, observou ainda.

Aqueles números traduzem, por outro lado, o crescimento da associação que na sexta-feira vai homenagear três empresários do concelho, "para projetar a nível local e nacional o dinamismo da economia de Felgueiras", vincou o presidente da instituição.

Para Nuno Fonseca, a Gala do Empresário, que este ano cumpre a sua sexta edição, com a presença de 200 empresas, pretende, acima de tudo, evidenciar o sucesso dos empreendedores de Felgueiras e o contributo que têm dado na recuperação da economia portuguesa.

"São pessoas que todos os dias trabalham arduamente nas suas empresas, ajudando, com o seu sucesso, a criar emprego", salientou ainda o dirigente.

Como tem ocorrido nos últimos anos, a associação distingue empresas e instituições que se têm destacado nas respetivas atividades, sobretudo pelo crescimento das respetivas faturações, aliado à inovação e criação de emprego.

Além das empresas, será homenageada uma instituição de solidariedade social do concelho.

Na cerimónia participarão o presidente da câmara, Inácio Ribeiro, e representantes de associações empresariais de caráter regional e organismos do Estado.

O concelho de Felgueiras é responsável por mais de metade da produção e exportação nacional de calçado, setor que dá emprego, na região, a cerca de 15.000 pessoas.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.