Euronext anuncia lançamento de novo compartimento para 'star ups' e PME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 mai (Lusa) - A Euronext vai lançar um novo compartimento designado Euronext Access+, que pretende ser um "trampolim" para a admissão de 'star-ups' e pequenas e médias empresas (PME) gazela ao mercado, anunciou hoje a gestora de bolsas pan-europeia.

"Desenhado para 'start-ups' e PME, o Euronext Access+ vai auxiliar as empresas numa suave transição e na adaptação a outros mercados Euronext, nomeadamente no que respeita à comunicação com os investidores e à transparência", realçou em comunicado a entidade.

Além disto, a Euronext sublinhou que o novo compartimento (que integra o Euronext Access), "será um trampolim para outros mercados Euronext" e que "as empresas admitidas ao Access+ beneficiam de apoio adicional e as suas acções terão maior visibilidade".

De resto, a gestora das praças de Amesterdão, Bruxelas, Londres, Lisboa e Paris vai promover uma mudança nos nomes dos seus mercados para "facilitar a identificação e definição da oferta" da Euronext.

O Easynext passa a designar-se Euronext Access, o Alternext passa a Euronext Growth e o Euronext permanece como o mercado regulamentado do grupo, que vai ainda apostar num reforço do papel dos 'listing sponsors' e num novo modelo de mercado dedicado às médias capitalizações com o objetivo de melhorar a liquidez destas empresas, em vigor a partir de 19 de junho.

DN// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.